Banca de DEFESA: ROSELI MANEPA IPAQUERI

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROSELI MANEPA IPAQUERI
DATA : 20/11/2023
HORA: 18:00
LOCAL: UNEMAT BARRA DO BUGRES
TÍTULO:

A CONFECÇÃO DE ARTEFATOS DA CULTURA TRADICIONAL BALATIPONÉ COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA EM ESCOLAS INDÍGENAS NO TERRITÓRIO BALATIPONÉ-MT.


PALAVRAS-CHAVES:

EDUCAÇÃO E CULTURA, IDENTIDADE, POVO BALATIPONÉ; LÍNGUA MATERNA


PÁGINAS: 140
RESUMO:

O Povo Balatiponé, principalmente na primeira metade do século XX, viveu intenso e violento processo de contato com a sociedade envolvente, quando foi impedido de praticar sua cultura tradicional, inclusive impedido de falar a língua materna, a qual, com o tempo, passou a ser substituída pela língua portuguesa. Este projeto tem o objetivo de fortalecer as práticas de revitalização da língua materna no território Balatiponé, de forma que, em atividades escolares, seja ofertada oportunidade de confecção de artesanatos da cultura tradicional, destacando suas nomenclaturas na língua materna. Para tal intento, foi preciso levantar quais artesanatos (masculinos e femininos) e são característicos da cultura tradicional. Trata-se de pesquisa de campo, participativa, sendo a entrevista, a busca bibliográfica e a observação as ferramentas de coleta de dados. Foi buscado informações com pessoas da comunidade que conhecem a tradição cultural, bem como investigado livros, artigos e reportagens já publicadas que versam sobre a tradição cultural Balatiponé, em especial, sobre os adornos corporais. Este levantamento, em especial, também privilegiou informações acerca da nomenclatura em língua materna destes artefatos culturais, bem como dos materiais utilizados para sua confecção. A partir dos dados levantados, os alunos foram levados à campo para coleta, na natureza, de matérias-primas, que servem para confeccionar os artesanatos. Com os dados coletados, no espaço escolar, foram ofertadas oficinas, para os alunos e comunidade, para a confecção dos artesanatos, destacando as nomenclaturas em LM. Os autores consultados, entre outros, são os que já publicaram sobre os Balatiponé Umutina ao longo do tempo, como os escritos de Schimidt (1941), Schultz (1952), Lima (1995), Cruz (2012), Quezo (2006), Tan Huare (2016), entre outros. Ao final, foi produzido um material pedagógico apresentando os artesanatos trazendo os nomes em LM, bem como sugere-se atividades para execução dos alunos das escolas do território dos Balatiponé.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 62713001 - MARIA HELENA RODRIGUES PAES
Interno - 75013007 - MONICA CIDELE DA CRUZ
Interno - 35910002 - NEODIR PAULO TRAVESSINI
Externo à Instituição - LETÍCIA FONSECA RICHTHOFEN DE FREITAS - UFPel
Notícia cadastrada em: 09/11/2023 10:50
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-02.applications.sig.oraclevcn.com.srv2inst1