Banca de QUALIFICAÇÃO: CLEO MAYCON VIANA PAZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLEO MAYCON VIANA PAZ
DATA : 27/05/2024
HORA: 08:00
LOCAL: On line: via:meet.google.com/wdu-ggvq-agk
TÍTULO:

REALIDADE AUMENTADA NO ENSINO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: uma sequência didática para aprendizagem dos Domínios Morfoclimáticos do Brasil


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Inclusiva. Educação Especial. Realidade Aumentada. Tecnologia Assistiva. Deficiência Intelectual.

 


PÁGINAS: 84
RESUMO:

A presente dissertação apresenta os elementos constituintes da pesquisa que respaldou a criação, desenvolvimento e validação da Sequência Didática enquanto Produto Educacional, requesito do percurso formativo do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI). Desta forma, é exposto todo processo teórico-metodológico que culminou na produção e validação da Sequência Didática com o uso da tecnologia Realidade Aumentada no processo de ensino-aprendizagem de estudantes com Deficiência Intelectual, em contexto de sala de aula comum. Desse modo, tem-se como objetivo: Construir uma Sequência Didática para o processo de ensino-aprendizagem do conteúdo Domínicos Morfoclimáticos com o auxílio de recursos da Realidade Aumentada, adequando as necessidades de aprendizagem de alunos com Deficiência Intelectual dos Anos Finais do Ensino Fundamental da Escola Estadual Comendador José Pedro Dias, situada no município de Juara – Mato Grosso.­ Apresenta-se como questão norteadora: O uso da Realidade Aumentada contribuiu para o aprendizado dos conteúdos de Domínios Morfoclimáticos por parte dos estudantes com Deficiência Intelectual? A relevância deste estudo se traduz pela demanda nas matrículas de estudantes com Deficiência Intelectual nas escolas regulares, com cerca de 47% do total de matriculados na modalidade Educação Especial. A metodologia  adotada se carateriza por uma pesquisa de método observacional e abordagem qualitativa, no tocante aos procedimentos tem-se a pesquisa blibliográfica no momento de construção do arcabouço teórico que ancorou as discussões e reflexões, e  num segundo momento a pesquisa-ação. Como referencial teórico fundamental, utilizou-se Herpich (2019) e  Tori, Kirner e Siscouto (2006) na conceituação e aplicabilidade da Realidade Aumentada, Creswell (2014) , Lakatos e Marconi (2007), Minayo, (2009) e Thiollent (apud Gil, 2019),  no delinear metodológico da pesquisa e Vigotsky (1997, 1998) na perspectiva pedagógica e na análise dos dados. Os resultados encontrados sugerem que a Realidade Aumentada pode contribuir na aprendizagem ativa e significativa dos estudantes participantes, demonstrando assim, evidências que estes comprenenderam o conteúdo ensinado. 


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 253581001 - SUMAYA FERREIRA GUEDES
Externo à Instituição - MAYKER LAZARO DANTAS MIRANDA - IFTM
Notícia cadastrada em: 06/05/2024 10:01
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