Banca de DEFESA: PAULO CEZAR KROTH DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PAULO CEZAR KROTH DOS SANTOS
DATA : 22/12/2023
HORA: 08:00
LOCAL: https://meet.google.com/zqu-opzg-dyf
TÍTULO:

IA GENERATIVA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: EXPLORANDO O CHATGPT EM QUESTÕES DO NÍVEL I DA OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DA UNEMAT


PALAVRAS-CHAVES:

Inteligência Artificial, Olimpíada de Matemática da Unemat, ChatGPT


PÁGINAS: 104
RESUMO:

Esta pesquisa explora o uso da Inteligência Artificial Generativa (IAG), especificamente o ChatGPT da OpenAI, como uma ferramenta de auxílio para professores de matemática na elaboração de materiais de apoio para alunos de 4º e 5º anos, motivados pela participação na Olimpíada de Matemática da Unemat.
A Olimpíada de Matemática da UNEMAT é estruturada em três fases distintas, cada uma apresentando um nível crescente de dificuldade e complexidade, abrangendo os alunos desde os anos iniciais do ensino fundamental até o ensino médio. Para o propósito desta pesquisa, focamos especificamente no Nível I, que abrange os alunos de 4ª e 5ª séries, sendo utilizadas para análise e avaliação do ChatGPT todas as questões dos anos 2017, 2018, 2019, 2022 e 2023.
Foi realizada uma avaliação das potencialidades e limitações das versões ChatGPT-4 e ChatGPT-3.5, organizada em três etapas metodológicas. A primeira etapa focou na precisão do ChatGPT-4, analisando seus acertos e erros em questões matemáticas. A segunda etapa avaliou a capacidade do ChatGPT-3.5 em gerar questões relevantes para a preparação dos alunos para a Olimpíada de Matemática da Unemat. A terceira etapa comparou o desempenho das duas versões do ChatGPT, examinando suas taxas de acertos e erros.
Os resultados revelaram que o ChatGPT-4 tem uma taxa de acerto de 82,20%, com a maioria dos erros ocorrendo em questões com elementos visuais, indicando uma limitação do modelo nesta área. As questões geradas pelo ChatGPT-3.5 foram em sua maioria relevantes, embora algumas fossem complexas demais para o público-alvo. A comparação entre as versões mostrou que o ChatGPT-4 é superior ao ChatGPT-3.5 em termos de precisão e detalhamento nas respostas.
A pesquisa conclui que o ChatGPT possui um potencial significativo como ferramenta auxiliar no ensino de matemática, mas destaca a necessidade de melhorias na interpretação de elementos visuais e na calibração da dificuldade das questões. As limitações identificadas oferecem direções valiosas para futuras pesquisas e aprimoramento da integração da IAG na educação matemática. Como produto, a pesquisa fornece um registro documental valioso das respostas e questões geradas pelas versões do ChatGPT, contribuindo para futuros estudos comparativos na área.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 105502004 - ERICO FERNANDO DE OLIVEIRA MARTINS
Interno - 82417001 - MIGUEL TADAYUKI KOGA
Interno - 80963002 - RODRIGO BRUNO ZANIN
Externo à Instituição - EDSON PEREIRA BARBOSA - UFMT
Notícia cadastrada em: 22/11/2023 09:25
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-02.applications.sig.oraclevcn.com.srv2inst1