Banca de QUALIFICAÇÃO: SATURNINA URUPE CHUE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SATURNINA URUPE CHUE
DATA : 05/05/2022
HORA: 08:00
LOCAL: plataforma virtual
TÍTULO:

A ESCOLA ESTADUAL INDIGENA CHIQUITANO JOSE TURIBIO NA ALDEIA VILA NOVA BARBECHO: LUTAS, CONQUISTAS E DESAFIOS DE UMA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDIGENA ESPECIFICA E DIFERENCIADA.


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Indígena - Escola especifica e diferenciada  - Interculturalidade


PÁGINAS: 135
RESUMO:

A presente pesquisa visa analisar o processo de acesso à educação Escolar Indígena específica e diferenciada pelos Chiquitano da/na Aldeia Vila Nova Barbecho, como um processo de luta, resistência, onde situo-me como membro integrante deste processo. Busca identificar e descrever os caminhos percorridos para a realização do anseio coletivo de construção e implementação da Escola Estadual Indígena Chiquitano José Turíbio na Aldeia Vila Nova Barbecho – Porto Esperidião/MT. Busca também identificar e descrever a implementação de práticas culturais realizados na escola pelos professores e estudantes, de modo a fortalecer a comunidade Chiquitano, identificando, no processo, o fazer/saber/ser da educação indígena específica, diferenciada e intercultural.  Para o levantamento e a coleta de dados foram realizadas uma pesquisa bibliográfica referente ao tema, com uma busca em documentos e arquivos sobre a história da escola, além de entrevistas com os professores, alunos e lideranças da aldeia, pessoas que participaram do processo histórico da luta pelo acesso à educação escolar diferenciada. Como produto pedagógico, foi produzida uma Cartilha Pedagógica para ser utilizada como material didático pelos professores e estudantes. A pesquisa revela os desafios enfrentados e também as conquistas efetivadas com a implementação da escola, entre elas o fortalecimento da cultura, a retomada da língua chiquitano e o reconhecimento do direito ao território ancestral.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 28108002 - HELOISA SALLES GENTIL
Interno - 230.028.246-15 - LUCIA HELENA ALVAREZ LEITE - UFMG
Externo ao Programa - 59067004 - VERONE CRISTINA DA SILVA
Externo à Instituição - RITA GOMES DO NASCIMENTO - UFRN
Notícia cadastrada em: 08/04/2022 16:29
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-04.applications.sig.oraclevcn.com.srv4inst1