Banca de DEFESA: ANGELA MARIA DE JESUS SENA OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANGELA MARIA DE JESUS SENA OLIVEIRA
DATA : 15/03/2021
HORA: 08:00
LOCAL: GOOGLE MEET https://meet.google.com/vep-uwnu-dxh
TÍTULO:

DO CONTO MATO-GROSSENSE AO HIPERCONTO: UM CAMINHO PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO





PALAVRAS-CHAVES:

Letramento literário; Literatura mato-grossense; Hiperconto.

 



PÁGINAS: 149
RESUMO:

A escola não é a única, mas é a principal incentivadora da leitura literária na vida de um estudante, por esse motivo esse ambiente precisa proporcionar condições para que eles se transformam em sujeitos leitores sensíveis e críticos, capazes de interpretar o mundo ao seu redor. No entanto, a presença da literatura na escola se restringe quase por completo aos textos literários ou trechos destes que aparecem no livro didático. Dessa forma, a escolarização da literatura se mostra aquém no que diz respeito a estratégias e metodologias que proporcionam o gosto pela leitura e sentido ao texto literário. No que toca a literatura regional, o quadro é ainda mais desanimador. As produções literárias do estado de Mato Grosso quase não são trabalhadas em sala de aula, seja por falta de incentivo do governo em distribuir às bibliotecas obras de autores mato-grossenses, ou mesmo por falta de formação dos professores de língua portuguesa, deixando assim, uma lacuna na formação identitária dos estudantes. O próprio Documento de Referência Curricular do estado de Mato Grosso (DRC) defende o trabalho com textos literários produzidos no estado, de forma a evidenciar a cultura e a natureza presentes aqui. Diante disso, este trabalho dissertativo objetiva promover o letramento literário por meio do desenvolvimento de atividades que contemplem os textos da literatura regional. Para isso, trabalhamos com os contos do escritor Gabriel de Mattos da obra A geringonça (2002). No propósito de utilizar a tecnologia digital para contribuir com o letramento literário foram produzidos hipercontos a partir dos textos escritos e das interpretações dos alunos sobre a obra. Para tanto, a pesquisa envolveu a turma do 8º ano do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Luiz Carlos Ceconello, localizada em Lucas do Rio Verde-MT. A proposta se encontra fundamentada nos aportes teóricos do letramento literário (PAULINO e COSSON, 2009), (COSSON, 2018), (SOUZA e COSSON, 2011), da leitura subjetiva e leitura analítica (ROUXEL, 2012), (MARCUSCHI e XAVIER, 2005), sobre hipertexto e gêneros digitais, (GOTLIB, 2006), (CORTÁZAR ,1974), (PIGLIA, 2004) sobre estudo do conto, (ROJO e MOURA, 2012), sobre Multiletramentos na escola, (HAYLES, 2009) sobre literatura digital, (LEITE, 2009), (MAGALHÃES, 2002) sobre a literatura regional, e documentos oficiais: Base Nacional Comum Curricular (2018), Documento de Referência  Curricular do Estado de Mato Grosso (2018).

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 66115002 - MARTA HELENA COCCO
Interno - 133580001 - ADRIANA LINS PRECIOSO
Externo à Instituição - MARLI TEREZINHA WALKER - IFMT
Notícia cadastrada em: 01/03/2021 11:43
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