Banca de QUALIFICAÇÃO: AMAURI MORET DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : AMAURI MORET DA SILVA
DATA : 04/11/2022
HORA: 14:30
LOCAL: On-line (Plataforma Meet)
TÍTULO:

AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ALUNO SURDO: A PALAVRA DO EU QUE ENSINA E DO OUTRO QUE APRENDE


PALAVRAS-CHAVES:

Teoria dialógica da linguagem. Alunos surdos. Língua Portuguesa. Leitura. Educação inclusiva.


PÁGINAS: 140
RESUMO:

Esta tese se inscreve na linha de pesquisa Estudos de Processos e Práticas Sociais da Linguagem, do Programa de Pós-Graduação em Linguística, da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). A pesquisa teve como objetivo geral investigar o processo de ensino-aprendizagem da leitura nas aulas de língua portuguesa para o aluno surdo, na perspectiva da educação escolar inclusiva. Para tanto, realizou-se um estudo de caso - durante as aulas que ocorreram remotamente - em uma turma de atendimento educacional especializado para alunos surdos em uma escola do município de Rolim de Moura-RO. O estudo se fundamenta na teoria dialógica da linguagem, de Bakhtin e Círculo (2011, 2018), considerando-se as concepções de relações dialógicas, enunciado concreto e compreensão ativa e responsiva. Defende-se a tese de que a dificuldade de aprendizagem do aluno surdo está pautada no(s) modo(s) de ensino para aplicação e uso da língua portuguesa. Nesse sentido, a hipótese que sustenta este trabalho é a de que a concepção do ensino da língua portuguesa para alunos não surdos, assumida pelos professores, reflete e refrata na aprendizagem do aluno surdo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de abordagem dialógica, norteada pelas seguintes questões: 1) Quais as estratégias utilizadas pelos professores de língua portuguesa e Libras para o ensino da leitura para os alunos surdos? 2) Como as estratégias adotadas pelos professores de língua portuguesa e Libras favorecem (ou não) a aprendizagem dos alunos surdos para os conteúdos de língua portuguesa, em especial, o da leitura? 3) Que concepções de língua e de ensino-aprendizagem sustentam a prática dos professores de LP e Libras para o ensino da leitura para os alunos surdos e como orientam o ensino da leitura para os alunos surdos? As contribuições desta investigação se direcionam para a compreensão leitora dos alunos surdos em segunda língua, a partir das metodologias escolhidas pelos docentes para a aprendizagem da língua portuguesa. No tocante ao percurso metodológico, os dados foram gerados a partir da observação de 18 (dezoito) aulas ocorridas via plataforma Google Meet, gravadas com o uso do aplicativo Screen Recorder Stúdio; dessas aulas, 10 (dez) foram selecionadas para a análise dialógica dos enunciados. Os resultados parciais demonstram que o professor surdo possui mais habilidades no ensino de língua portuguesa para surdos, sem negligenciar o ensino da Libras; ao passo que a professora ouvinte prioriza as abordagens conceituais em Libras, sem fazer relação com a língua portuguesa. Constatou-se que os elementos dos enunciados concretos constituídos pelos docentes permeiam a compreensão ativa e responsiva dos alunos surdos; entretanto, percebe-se distanciamento nos métodos de aplicação da língua no ensino. Enquanto o professor surdo explora a interação, recursos visuais, gráficos e busca, nas respostas dos alunos, envolver o conteúdo, a professora ouvinte faz um movimento contrário, tornando a Libras a única fonte da aprendizagem. Espera-se que os resultados desta pesquisa permitam a outros docentes ressignificarem suas práticas, a fim de contribuírem com o aprendizado dos alunos surdos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 124919002 - ELIZANGELA PATRICIA MOREIRA DA COSTA
Interno - 83247001 - WELLINGTON PEDROSA QUINTINO
Externo ao Programa - 83191001 - NILCE MARIA DA SILVA
Externo à Instituição - ANA CLAUDIA BALIEIRO LODI - USP
Externo à Instituição - SANDRA PATRÍCIA DE FARIA DO NASCIMENTO - UnB
Notícia cadastrada em: 26/09/2022 14:14
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