Banca de DEFESA: SIRLEI MARTINS DE MOURA HANSEN

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SIRLEI MARTINS DE MOURA HANSEN
DATA : 21/12/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Via Google Meet
TÍTULO:

O ENSINO DA PONTUAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DA ANÁLISE DE DISCURSO


PALAVRAS-CHAVES:

Leitura. Escrita. Reescrita. Texto. Interpretação.


PÁGINAS: 115
RESUMO:

Esta dissertação apresenta o Projeto de Intervenção desenvolvido com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, em uma escola da rede estadual de Cuiabá-MT no ano letivo de 2022. Filiada à Análise de Discurso (AD) de linha francesa, instituída por Michel Pêcheux, na França, e Eni Orlandi e demais pesquisadores da área, no Brasil, objetivamos ressignificar o processo de ensino do uso dos pontos final, de interrogação, de exclamação e das reticências, numa abordagem discursiva. Para tanto, foi necessário    retomar os sentidos de língua, de texto, de leitura, de escrita, de interpretação, noções nucleares à compreensão de que  “[...] os sujeitos e os sentidos sempre podem ser outros.” (ORLANDI, 2020, p.35). Trabalhar com a pontuação, na perspectiva da AD, significou oportunizar aos estudantes uma visada diferente sobre o funcionamento desses sinais, nas práticas corriqueiras de leitura, de escrita e de reescrita de texto, que não o decorar de regras gramaticais. Os alunos também perceberam que essas marcas sinalizadas, tomadas enquanto “sinais discursivos” (GRANTHAM, 2009, p.16) não podem ser compreendidas apenas como segmentadoras ou limitadoras de uma frase ou período, mas como lugar de produção de sentido. Assim, eles vivenciaram, a partir do uso da pontuação nas práticas textuais de produção escrita, a equivocidade que a todo momento se instaura  pela relação língua/história. Se por um lado, discursivamente, compreenderam que a linguagem é da ordem da incompletude - a abertura do texto a outros sentidos -, por outro, o sujeito-autor tem a precisão de escrever textos organizados – uma forma completa,  fechada -, em busca de unidade, clareza, coerência. As atividades foram trabalhadas por meio de roda de conversa, debates, pesquisa, seminários, aula expositiva - práticas em que o texto foi basilar para uma aprendizagem significativa. Para a AD, um texto significa independente da sua extensão ou materialidade, podendo ser uma palavra, um conjunto de frases (escrito ou oral), uma imagem, um som ... Mas é ele – o texto - a peça que faz a engrenagem funcionar. Uma outra forma de lidar com a língua(gem), de manusear conteúdos vistos, até então, sob a égide das regras gramaticais, levou os alunos a participarem com satisfação das atividades propostas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 176.533.040-87 - VERA REGINA MARTINS E SILVA - UNEMAT
Interno - 722.675.428-20 - ENI DE LOURDES PUCCINELLI ORLANDI - UNEMAT
Externo à Instituição - LUIZ FRANCISCO DIAS - UFMG
Notícia cadastrada em: 12/12/2023 08:35
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