Banca de DEFESA: LUCIANA ALVES DA PAZ SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCIANA ALVES DA PAZ SILVA
DATA : 24/08/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Cáceres
TÍTULO:

Uma proposta significativa de leitura e escrita para o 3º ano do ensino fundamental I


PALAVRAS-CHAVES:

Leitura. Escrita. Práticas sociais. Gêneros textuais. Sujeito leitor.


PÁGINAS: 226
RESUMO:

O presente trabalho, vinculado ao Mestrado Profissional em Letras, da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Cáceres, é resultado de um projeto que surgiu como interventivo, mas, em decorrência da pandemia da covid-19, que assolou todo o planeta, nos anos 2020 e 2021, passou por ressignificações, tornando-se um projeto propositivo, devido à inviabilidade de execução com os alunos no espaço escolar. Nossos referenciais teórico-metodológicos se ancoraram em estudos sobre leitura e escrita, tendo, como aportes teóricos principais, os estudos fundamentados por pesquisadores da área como: Cagliari (1997, 1998, 2009), Soares (2003, 2004, 2020), Kleiman (1995, 2002, 2005), Geraldi (2003, 2006, 2008), Martins (2007), Matêncio (1994, 2003), Silva (1993, 2004, 2011), Abaurre, Fiad e Mayrink-Sabinson (1997), Abaurre (2012), Menegassi (1998, 2013), Antunes (2003, 2009), Koch e Elias (2014), Marcuschi (2002, 2005, 2008), entre outros. Como objetivo principal, buscou-se desenvolver práticas significativas de leitura e de escrita para alunos do 3º ano do ensino fundamental I, da Escola Estadual Rodolfo Augusto Trechaud e Curvo, no município de Cuiabá (MT), por meio de alguns gêneros textuais. E, para tanto, foram delineados os seguintes objetivos específicos: ressignificar as atividades que envolvem leitura e produção de textos em sala de aula, consolidando os atos de ler e escrever às informações coerentes das vivências dos alunos; compreender a importância dos gêneros textuais nas situações comunicativas, relacionando-as com as funções sociais, e possibilitar aos alunos condições para que adquiram habilidades de linguagem em diferentes situações de aprendizagem, dentro e fora da escola. Nesse sentido, foi proposto um caderno de atividades, pautado em práticas de leitura de textos diversos, pesquisa em bibliotecas e laboratório de informática, realização de oficinas, rodas de conversa, música, aulas de campo, produção e reescrita textual, intrinsicamente relacionadas às funções sociais, levando o professor a se desafiar no ato de pensar, planejar e desenvolver ações significativas para a formação do aluno leitor e produtor. Para a elaboração das atividades, foram apresentados caminhos para que o aluno pudesse compreender e ressignificar o ato de ler e escrever, em diferentes situações comunicativas de aprendizagem, dentro da temática apresentada, mediante a escolha de temas que emergiram da prática cotidiana, diante dos desafios enfrentados pelos alunos em relação à leitura e escrita. Como resultado, tem-se um produto educacional voltado à transformação do aluno em um leitor e escritor em amplo desenvolvimento, por meio de atividades que propiciam e solidificam os conhecimentos adquiridos acerca da língua, concluindo-se pela efetividade da proposta como ferramenta para o desenvolvimento das habilidades e competências dos alunos nas aulas de língua portuguesa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 28610005 - MARIA JOSE LANDIVAR DE FIGUEIREDO BARBOSA
Interno - 83191001 - NILCE MARIA DA SILVA
Externo à Instituição - MANOEL LUIZ GONÇALVES CORRÊA - USP
Notícia cadastrada em: 15/08/2023 12:53
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