Banca de QUALIFICAÇÃO: HELENA NEVES DE ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HELENA NEVES DE ALMEIDA
DATA : 30/06/2023
HORA: 08:00
LOCAL: UNEMAT, unidade em Cáceres, por link do meet.
TÍTULO:

ACESSIBILIDADE: RESSIGNIFICANDO SENTIDOS NO ESPAÇO ESCOLAR


PALAVRAS-CHAVES:

acessibilidade; verbete; dicionário; leitura; polissemia


PÁGINAS: 49
RESUMO:

Na docência, buscamos frequentemente metodologias, teorias, instrumentos, que ampliem o nível de (multi)letramentos dos estudantes. Com objetivos diferentes, professor e aluno estão sempre em busca de sentidos a fim de aprimorarem o processo ensino-aprendizagem. Baseando em nossas aulas sobre os processos de dicionarização no Brasil e nos textos sobre lexicografia, procurarei desenvolver nesse trabalho, alguns aspectos semânticos-discursivo do verbete e do dicionário, tomando como ponto de partida, a afirmação de Eni P. Orlandi (2002) de que “o dicionário (...) se apresenta como vestígio da nossa memória histórico-social”. Procurarei analisar, em diferentes dicionários online e contextos históricos, a palavra “acessibilidade”, e sua relação de sentido com o espaço físico escolar que esses alunos estão inseridos, que aparentemente torna-se interessante e capaz de mostrar que “o saber linguístico é um produto histórico, localizado em um tempo e em um espaço” (NUNES, 2002) e que, mais ainda, “o uso do dicionário se faz sobre o efeito de um pré-construído, como um ‘lembrete’ de uma realidade já estabelecida e certa” (ORLANDI, 2002). Este estudo tem como objetivo analisar aspectos semântico-discursivos do verbete “acessibilidade”, a partir das definições oferecidas por edições de alguns Dicionário Online da Língua Portuguesa. Trata-se de uma reflexão sobre os sentidos que circulam no imaginário social a respeito do que é acesso, tentando identificar se estes são, pelo menos parcialmente, contemplados nesta unidade de ensino EMCEDMB- Escola Municipal Centro Educacional Dom Máximo Biennés. Serão desenvolvidas através de atividades de intervenção sistematizadas com a turma da Articulação, período matutino e vespertino dessa unidade escolar, ressaltando a relevância do estudo do verbete “acessibilidade”, em dicionários e enciclopédia virtual, explorando suas características através da experimentação da estrutura do verbete, os aspectos sinonímico e polissêmico dos termos de modo dinâmico e interativo, incentivando a consulta ao dicionário e possibilitando uma analogia com o ambiente escolar; contribuindo no hábito de leitura, consulta dos verbetes,  confecção de  textos de modo proficiente e autônomo


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 83191001 - NILCE MARIA DA SILVA
Interno - 28610005 - MARIA JOSE LANDIVAR DE FIGUEIREDO BARBOSA
Externo à Instituição - TANIA MARIA DE LIMA - UFMT
Notícia cadastrada em: 21/06/2023 10:29
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-01.applications.sig.oraclevcn.com.srv1inst1