Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANA SIANI DOS SANTOS DE ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCIANA SIANI DOS SANTOS DE ALMEIDA
DATA : 28/06/2023
HORA: 08:00
LOCAL: UNEMAT, unidade em Cáceres, por link do meet.
TÍTULO:

LEITURA E ORALIDADE NA PERSPECTIVA DISCURSIVA: O USO DO PODCAST EM SALA DE AULA


PALAVRAS-CHAVES:

Podcast; Leitura; Ensino de Língua; Gesto de Autoria


PÁGINAS: 40
RESUMO:

Este projeto é uma proposta interventiva que será desenvolvido com os alunos do 7º ano do ensino fundamental da Escola Miguel Barbosa, no município de São José dos Quatro Marcos-MT, no ano de 2023, e tem por objetivo trabalhar o processo de constituição, formulação e circulação do podcast, afim de dar condições à assunção dos gestos de autoria dos alunos. O trabalho faz parte do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), unidade de Cáceres-MT, e fundamenta-se na perspectiva teórico-metodológica da Análise de Discurso (AD) de linha francesa, iniciada por Michel Pêcheux e trazida para o Brasil por Eni Orlandi. Na fase inicial do trabalho, daremos enfoque no podcast e suas especificidades, pesquisas sobre a historicidade dos podcasts e seleção de materiais. Para o segundo momento, nosso objetivo é aprofundar a análise do processo de formulação dos podcasts através da leitura dos efeitos de sentido do verbal e do não verbal. Posteriormente, trabalharemos com atividades de leitura e escrita do podcast, sustentadas pelas noções da AD, levando-se em conta as especificidades dessa composição audiovisual. Nesta etapa, usaremos exercícios de paráfrase (diferentes formulações do mesmo) e polissemia (diferentes movimentos de sentido no objeto simbólico), a partir da releitura de alguns podcasts. Nosso objetivo é observar, através de gestos de leitura realizados pelos alunos, a partir de outras materialidades, como as diferentes linguagens em circulação, e em funcionamento, movem sentidos de paráfrase e polissemia no efeito de reinterpretação. Na penúltima etapa, serão produzidas oficinas de linguagem audiovisual, produção de áudio, editoração, trilha sonora. Os alunos farão pesquisas em sites para definição da vinheta que usarão na construção dos podcasts e escrita dos roteiros, bem como a circulação do podcast. Por fim, serão organizadas em duas oficinas: ajustes e orientações complementares, definição da vinheta, pesquisas de algumas plataformas como: Castbox, Doggcatcher, Google Podcast, Podcast Addict e RadioPublic, ainda, noções elementares para elaboração dos podcasts, nome do podcast e/ou outros elementos e conferência e editoração. Montaremos uma descrição dos episódios elaborados por eles, afim de que, através dessa materialidade, os trabalhos também possam ser divulgados na escola e aos pais, através do Instagram da escola e da plataforma do PADLET, e também no horário do intervalo da escola, através da rádio escolar. O acesso ao produto final desse projeto ficará no Instagram da escola e, quiçá, no YouTube. Esperamos que o trabalho de intervenção a ser desenvolvido possibilite aos alunos saírem de uma posição de sujeito passivo e passem a de sujeitos críticos (INDURSKY, 2016).  Além disso, que sejam capazes de se posicionarem diante das situações que necessitem atitudes reflexivas e questionadoras da ordem estabilizada, por trabalhar com o texto audiovisual, neste caso, podcast, pois acreditamos que oportunizar a leitura e a produção de textos de diferentes materialidades simbólicas fará da sala de aula um local propício ao questionamento dos sentidos estabilizados na nossa sociedade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 83191001 - NILCE MARIA DA SILVA
Interno - 132232001 - MARISTELA CURY SARIAN
Externo à Instituição - GUILHERME ADORNO DE OLIVEIRA - UEM
Notícia cadastrada em: 19/06/2023 10:35
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