Banca de QUALIFICAÇÃO: ADLENE MOREIRA DOS SANTOS DINIZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ADLENE MOREIRA DOS SANTOS DINIZ
DATA : 29/06/2023
HORA: 08:30
LOCAL: Cáceres
TÍTULO:

LEITURA E ESCRITA DE FANFICTION: UMA EXPERIÊNCIA COM O 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

Leitura, escrita, letramentos, letramentos digitais, fanfiction.


PÁGINAS: 58
RESUMO:

O presente projeto de pesquisa tem como objetivo geral desenvolver habilidades de leitura e escrita de forma significativa, com os estudantes do 9º ano da turma B, por meio do multiletramento, utilizando o gênero digital fanfiction, propiciando a criatividade, o hábito de leitura e a escrita criativa na Escola Estadual Professor Rafael Rueda, localizada na periferia de Cuiabá-MT. Os objetivos específicos do projeto são: 1) Criar espaços para a leitura e a produção escrita por meio de oficinas de leitura e escrita, oportunizando ao aluno condições para desenvolver sua capacidade de autoria/autonomia. 2) Despertar o gosto pela leitura, como também, perceber a importância desta para o desenvolvimento da escrita, do senso de análise e da criticidade. 3) Oportunizar espaços de aprendizagem por meio dos multiletramentos no ambiente virtual, como o Instagram da escola e pelos sites: www.fanfiction.com.br, www.pixton.com.br, www.wattpad.com, https://fanfiction.com.br/, Fanfic.net (com aplicativo), spiritfanfiction.com, https://fanficobsession.com.br/, https://www.canva.com/ 4) Proporcionar aos estudantes o uso da tecnologia como práticas de letramento digital, possibilitando a produção do gênero digital fanfiction, estimulando a escrita criativa, a autoria e o protagonismo juvenil. Este projeto se justifica pela atual situação de nosso país, que boa parte dos jovens apresenta dificuldades em leitura e escrita, dessa forma, fica nítido a necessidade de estudar e de trabalhar com práticas de leitura e de escrita. O trabalho será desenvolvido em seis etapas. Ao propor desenvolver o presente projeto de intervenção faz-se necessário lançar mãos de estudiosos da área da Linguística bem como da Linguística Textual para a concretização dos nossos objetivos. Nesse sentido, pensamos em desenvolver um projeto que será constituído por práticas de letramentos utilizando o gênero digital fanfiction com o aporte teórico da Linguística Textual, bem como dos estudos do(s) Letramento(s) mais especificamente Letramentos digitais. Para colaborar com o entendimento das concepções de leitura e escrita, será apresentada a perspectiva dos autores Cagliari, Geraldi, Possenti e Soares, do letramento e letramento digital na perspectiva dos autores Barton, Dudeney, Fonseca, Ferreira, Gee, Hockly, Kleiman, Lee, Marcuschi, Pegrum, Rojo, Silva, Soares, entre outros. O produto do projeto será a realização de uma noite cultural na escola, aberta à comunidade escolar em que os estudantes apresentarão as Fanfics desenvolvidas, o diário de leitura construído, bem como as experiências vivenciadas no decorrer do projeto.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 28610005 - MARIA JOSE LANDIVAR DE FIGUEIREDO BARBOSA
Interno - 132232001 - MARISTELA CURY SARIAN
Externo à Instituição - NEIVA MARIA MACHADO SOARES - UEA
Notícia cadastrada em: 16/06/2023 09:14
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-03.applications.sig.oraclevcn.com.srv3inst1