Banca de DEFESA: ANERLEI ARAÚJO DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANERLEI ARAÚJO DOS SANTOS
DATA : 23/06/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Cáceres - (Via Google Meet)
TÍTULO:

O TRABALHO COM O DIÁRIO NA SALA DE AULA: ARTICULANDO LEITURA, VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E PRODUÇÃO TEXTUAL


PALAVRAS-CHAVES:

Diário. Variação linguística. Leitura. Escrita. Língua Portuguesa.


PÁGINAS: 136
RESUMO:

Este projeto é fruto de uma pesquisa que foi pensada e construída no âmbito do Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, e teve como proposta de trabalho desenvolver uma intervenção pedagógica no componente curricular de Língua Portuguesa na Escola Estadual Marechal Dutra, localizada no centro de Rondonópolis – MT. A proposta de trabalho teve como objetivo contribuir com a produção escrita dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental numa perspectiva da variação linguística por meio do gênero textual diário. Sendo assim, este trabalho de pesquisa e intervenção sustentou-se nos conceitos teóricos da Linguística Textual e da Sociolinguística Variacionista ao perceber o texto como unidade de ensino, focalizando na produção escrita dos alunos. Adotamos a “Sequência Didática” de Dolz, Noverraz & Schneuwly (2004) como instrumento para a realização deste projeto. O início dos estudos do texto foi por meio da apresentação, leitura, análise e atividades do livro Quarto de Despejo. Esta obra trata-se de um diário de uma favelada que apresenta a realidade da autora e uma grande diversidade linguística. Desse modo, trabalhamos algumas especificidades do gênero e aspectos referentes à tessitura do texto com os alunos que, para além da leitura e da análise, produziram seus diários, escolheram um fragmento para realizar revisão e a reescrita, que compôs o produto final – O Diário da Turma. As práticas pedagógicas buscaram evidenciar o caráter heterogêneo e variável da língua em atividades que partiram da recepção e análise das produções iniciais dos alunos. Com o desenvolvimento desta intervenção, constatou-se a necessidade de um trabalho diferenciado em Língua Portuguesa, tratando o texto como ponto de partida e de chegada. Apesar dos desafios, foi possível verificar um resultado positivo na escrita de todos os alunos que se envolveram em todas as etapas do projeto, permitindo a compreensão e a possibilidade de seus textos circularem fora do ambiente escolar. Ainda foi possível constatar que o trabalho com o gênero diário numa perspectiva da variação linguística contribuiu com a produção escrita dos alunos, mostrando ser um importante caminho para o ensino de Língua Portuguesa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 82355001 - JOSE LEONILDO LIMA
Externo ao Programa - 100828003 - NEUSA INES PHILIPPSEN
Externo ao Programa - 639.942.249-34 - ROSANA NUNES ALENCAR -
Notícia cadastrada em: 15/06/2023 23:50
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