Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIETE OLIVEIRA DE SOUZA MARZOCHI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELIETE OLIVEIRA DE SOUZA MARZOCHI
DATA : 05/06/2023
HORA: 13:30
LOCAL: Cáceres
TÍTULO:

Práticas de textos de diferentes formas materiais no ensino da leitura e da escrita no ensino fundamental


PALAVRAS-CHAVES:

leitura, escrita, diferentes formas materiais, ensino


PÁGINAS: 21
RESUMO:

Este projeto tem como objetivo geral trabalhar a leitura e a escrita de textos de diferentes materialidades significantes, na perspectiva da Análise do Discurso. O objetivo é proporcionar aos alunos a ressignificação dessas práticas por meio de temas atuais e de interesse dos discentes, promovendo a prática de múltiplas formas de leitura e escrita. Os objetivos específicos do projeto são: 1) construir, com a participação dos alunos, um arquivo de leitura composto por diferentes materialidades sobre temas relevantes para os estudantes; 2) dar condições para que os alunos se tornem sujeitos autores na leitura e escrita de textos em diferentes formas materiais, de acordo com os temas escolhidos pelos estudantes e pelo professor; 3) oferecer aos alunos instrumentos que lhes permitam compreender que a produção de argumentação é sustentada pela historicidade e formação ideológica do sujeito. Esse projeto se justifica na importância da linguagem na produção de sentidos e na capacidade de generalização e abstração do mundo exterior. O projeto visa abordar as dificuldades dos alunos em relação à leitura, gestos de interpretação de texto e escrita, especialmente na conjuntura pós-pandemia, em que os alunos estão ainda mais desinteressados e dispersos. O projeto também busca questionar o funcionamento da escola e a relação entre professores e alunos, utilizando a Análise do Discurso como uma abordagem que permite explicitar os efeitos de sentidos presentes nos textos e no contexto histórico-social. A fundamentação teórica do projeto está na compreensão de que a linguagem é uma prática social e que o sujeito e o sentido se constituem mutuamente. A Análise do Discurso é utilizada como uma perspectiva teórico-metodológica para ressignificar a leitura e escrita na escola. Além disso, o projeto também aborda a produção de imagens em textos, considerando a relação entre diferentes materialidades e a importância de interpretar e atribuir sentidos a essas múltiplas linguagens. O projeto busca desenvolver nos alunos a argumentação, promovendo a formação de cidadãos capazes de sustentar seus pontos de vista de forma ética e responsável. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é referenciada como um guia para o desenvolvimento das habilidades dos alunos. O produto final do projeto ainda não está definido, pois será elaborado com a participação dos alunos, levando em consideração seus interesses e o tema pesquisado. O objetivo é que os alunos se reconheçam como autores e vejam a escola como uma instituição que permite e colabora com suas manifestações autorais na disciplina de Língua Portuguesa.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 722.675.428-20 - ENI DE LOURDES PUCCINELLI ORLANDI - UNEMAT
Interno - 176.533.040-87 - VERA REGINA MARTINS E SILVA - UNEMAT
Externo à Instituição - Debora Raquel Hettwer Massmann - UFAL
Notícia cadastrada em: 22/05/2023 09:34
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