Banca de QUALIFICAÇÃO: JUDITE BARREIRA DE MACEDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
ÉTUDIANTS: JUDITE BARREIRA DE MACEDO
DATE: 30/11/2023
TIME: 14:00
LOCAL: sala virtual
TITRE:

ALFABETIZA MT: AVALIAÇÃO E PROCESSOS FORMATIVOS DO PROFESSOR ALFABETIZADOR


MOTS-CLÉS:

Políticas Públicas. Formação Continuada. Aprendizagem.


PAGES: 100
GRANDE SURFACE: Ciências Humanas
AREA: Educação
SOUS-ZONE: Planejamento e Avaliação Educacional
SPÉCIALITÉ: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
RÉSUMÉ:

A alfabetização é compreendida enquanto um processo decisivo para o pleno desenvolvimento da aprendizagem de todos os estudantes. Contudo, os indicadores avaliativos publicizam que infelizmente a maioria das crianças não se apropriam do Sistema de Escrita Alfabético (SEA), no primeiro e segundo anos de escolarização. Diante desta realidade, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar  os resultados das avaliações em leitura  realizadas pelo Programa Alfabetiza-MT, nos anos de 2021, 2022 e 2023 nas turmas de 2º ano do Ensino Fundamental no estado, com atenção ao município de Mirassol d'Oeste/MT, a fim de compreender a efetivação das  ações desenvolvidas no âmbito das escolas na visão dos coordenadores pedagógicos e da professora  formadora, responsáveis pelas turmas de alfabetização neste município, bem como analisar o percurso formativo dos alfabetizadores. Os objetivos específicos que seguem, orientam o desdobramento da pesquisa, a saber: levantar os resultados publicizados pelo Alfabetiza MT nos anos de 2021 a 2023 em leitura e escrita e identificar se houve uma progressão nos indicadores avaliados; analisar os indicadores levantados nos respectivos anos com vistas a compreender o desenvolvimento das metas estabelecidas pela referida política; compreender, por meio de entrevistas com coordenadores de escolas locais e professores formadores que acompanharam as ações do Programa, como se deu o processo formativo dos professores alfabetizadores que atuaram nas turmas de alfabetização das escolas de Ensino Fundamental no município de Mirassol d’Oeste - MT, no referido período. A pesquisa de abordagem qualitativa se valeu dos procedimentos da pesquisa documental e de campo, com emprego de questionário para caracterização do perfil dos entrevistados e entrevista semiestruturada que gerou informações que foram  submetidas a técnica de Análise de Conteúdo. Conclusões provisórias sinalizam  para a necessidade de ampliar o conhecimento acerca da alfabetização no tempo certo e promover discussão sobre a necessidade de oferta de formação continuada aos professores alfabetizadores em consideração as peculiaridades requeridas pela alfabetização, bem como observar criticamente os desdobramentos ocorridos durante as Edições do Programa Alfabetiza MT nos anos de 2021, 2022  no que se refere aos indicadores avaliativos e nos anos de 2022 e 2023 quanto  as formações ofertadas.


MEMBRES DE LA BANQUE:
Interno - 32795003 - ANGELA RITA CHRISTOFOLO DE MELLO
Externo ao Programa - 28610005 - MARIA JOSE LANDIVAR DE FIGUEIREDO BARBOSA
Externo ao Programa - 53664100 - ROSANE DUARTE ROSA SELUCHINESK
Externo à Instituição - 322.671.298-50 - BARBARA CORTELLA PEREIRA DE OLIVEIRA - NÃO INFORMADO
Externo à Instituição - GENIANA DOS SANTOS - UFMT
Notícia cadastrada em: 23/10/2023 17:56
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-02.applications.sig.oraclevcn.com.srv2inst1