Banca de DEFESA: MICHELE DO ROSÁRIO BORGES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MICHELE DO ROSÁRIO BORGES
DATA : 29/03/2023
HORA: 14:00
LOCAL: PPGEDU - UNEMAT
TÍTULO:

ACESSO A EDUCAÇÃO SUPERIOR DOS EGRESSOS DE UMA ESCOLA DA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE CÁCERES – MT


PALAVRAS-CHAVES:

Perfil do egresso.  Ingresso ao Ensino Superior.  Juventude Rural.

Desempenho Escolar.


PÁGINAS: 182
RESUMO:

Esta pesquisa está inserida na temática das políticas de acesso à educação superior, com foco principal, no ingresso ao ensino superior dos egressos do ensino médio do campo/rural.  O estudo está vinculado à linha de pesquisa: Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEDU, do Projeto de pesquisa Acesso e Permanência no Processo de Expansão da Educação Superior na UNEMAT (PROAPES), do Grupo de pesquisa Políticas de Acesso e Permanência na Educação Superior (GPAPES) - Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT e do OBEDUC/CAPES através do Projeto de pesquisa interinstitucional, em nível nacional, sobre Políticas da Expansão da Educação Superior no Brasil, subprojeto 5: Políticas de Expansão da Educação Superior e suas Implicações para o Acesso e a Permanência de Estudantes. A pesquisa tem por objetivo geral compreender os possíveis desafios para o ingresso ao ensino superior dos egressos do ensino médio oriundos da escola rural do município de Cáceres - MT, tendo como referência a Escola Estadual Mario Duílio Evaristo Henry. Os procedimentos metodológicos da pesquisa estão organizados em quatro etapas: 1ª - Balanço de Produção, 2ª - Análise dos questionários socioeconômicos (microdados ENEM) respondidos pelos estudantes da escola no ato da inscrição do ENEM 2019, disponíveis pelo Inep, 3ª – Análise dos Bancos de Dados - microdados do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2019, pareamento com o banco de dados da UNEMAT e a 4ª Procedimentos de Organização, Sistematização, Análise dos Dados e Apresentação dos Resultados. A pesquisa foi desenvolvida a partir da perspectiva quanti-qualitativa, sustentada nos pressupostos epistemológicos da abordagem crítico-dialético descrita por Gamboa (2007) e incluindo também o estudo de caso. O locus da pesquisa é a escola estadual Mário Duílo Henry localizada a 75km no distrito de Nova Cáceres pertencente ao município de Cáceres – MT que atendia a educação básica (ensino médio) nas comunidades rurais da Sadia e Paiol. Os sujeitos da pesquisa são 21 egressos do ensino médio, ano 2019. Os resultados evidenciaram que o maior desafio é ter condições de escolarização adequadas com políticas públicas efetivas voltadas para atender as jovens do campo. A localização escolar e sua dependência administrativa influenciam no desempenho nas provas do Enem e como consequência, dificuldade de adentrar em uma universidade com notas inferiores aos demais. Dentre os estudantes matriculados em 2019, na escola estadual Mário Duílio Evaristo Henry, apenas 2 conseguiram ingressar na educação superior, representando 5,13% do total de matriculados, mostrando que tal proporcionalidade de matriculas (urbanas x rurais) no ensino médio não refletem quando relacionam a ingressos na universidade. Na pesquisa não foi percebido nenhuma facilidade para estes estudantes acessar a universidade, mas em contrapartida foram verificados inúmeros obstáculos que devem ser vencidos, a fim de um dia, o tal sonhado diploma universitário se tornar realidade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 31286101 - ELIZETH GONZAGA DOS SANTOS LIMA
Interno - 83269001 - LAUDEMIR LUIZ ZART
Externo à Instituição - PATRICIA SIMONE NOGUEIRA - UFMT
Notícia cadastrada em: 03/03/2023 15:07
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