Banca de QUALIFICAÇÃO: ROMUALDO JOSÉ DOS SANTOS CONCEIÇÃO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROMUALDO JOSÉ DOS SANTOS CONCEIÇÃO
DATA : 31/10/2019
HORA: 09:00
LOCAL: CATI
TÍTULO:

PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE FÍSICA DO MUNICÍPIO DE VILHENA-RO SOBRE AS NECESSIDADES DE FORMAÇÃO CONTÍNUA EM TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO


PALAVRAS-CHAVES:

Formação continuada, Recursos de Tecnologia Digitais, Ensino e Aprendizagem.


PÁGINAS: 126
RESUMO:

A formação contínua de professor é um processo de busca constante de novos conhecimentos, atualizações, caminhos, métodos e meios que visam aperfeiçoar o professor para a melhora da prática docente, se adaptando ao dinamismo das mudanças que ocorrem na sociedade, adquirindo uma visão crítica do alcance de suas práticas pedagógicas no ambiente escolar. A pesquisa teve como objetivo analisar, compreender e descrever as percepções dos professores de física sobre as suas necessidades formativas quanto ao uso de Recursos de Tecnologias Digitais (RTD) no ensino de física em nível médio, nas Escolas estaduais do município de Vilhena – RO. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica e o levantamento a ser realizada com os sujeitos da pesquisa será o questionário à aplicar-se via sistema de coleta e análise de dados Survey Monkey e para a análise de dados será utilizado análise estatística básica: análise da frequência e percentual. Para subsidiar esta pesquisa foi analisado os projetos curriculares dos cursos de Licenciatura em Física das instituições de ensino superior em que os participantes da pesquisa se formaram, para verificar a inserção curricular do uso de RTD na formação inicial. A pesquisa procurou analisar as percepções dos professores sobre as necessidades formativas para uso dos RTD em sala de aula, evidenciando suas limitações de uso devido a fatores como: infraestrutura inadequada, carência de formações para uso de RTD e falta de domínio para lidar com esses recursos. Espera-se que esse trabalho possa contribuir para que professores entendam a importância da formação continuadas na qualificação docente em uso dos RTD para melhoria do ensino e aprendizagem.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 131867001 - Kilwangy Kya Kapitango-a-Samba
Interno - 90384008 - FERNANDO SELLERI SILVA
Externo à Instituição - MÁRCIO GOMES - CEFET/AM
Notícia cadastrada em: 07/10/2019 15:57
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-03.applications.sig.oraclevcn.com.srv3inst1