Banca de QUALIFICAÇÃO: GILCINÉIA GONÇALVES FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GILCINÉIA GONÇALVES FERREIRA
DATA : 16/09/2019
HORA: 13:00
LOCAL: Barra do Bugres
TÍTULO:

EDUCAÇÃO E SEXUALIDADE: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I


PALAVRAS-CHAVES:

Temas transversais. formação continuada. Práticas Pedagógicas.


PÁGINAS: 127
RESUMO:

A abordagem de assuntos ligados à sexualidade humana nem sempre se configura como uma tarefa fácil, historicamente, este tema está envolto em preconceitos, crenças, tabus e valores singulares, que são difundidos de geração em geração. Consequentemente, a abordagem desse tema tem gerado desconfortos e inseguranças nos profissionais da educação e falar sobre o assunto não tem sido prioridade nas escolas. Partindo dessa perspectiva, questiona-se: Como se efetiva, nas práticas pedagógicas dos/as professores/as que atuam nos anos inicias do Ensino Fundamental, a abordagem sobre a Temática Sexualidade? O objetivo geral visa identificar e compreender como se efetivam as abordagens sobre a sexualidade nas práticas pedagógicas dos/as professores/as que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola do município de Araputanga, estado do Mato Grosso. O aporte teórico está assente nas concepções de autores que defendem que a produção do conhecimento e o estudo das relações socioculturais são também tarefas das instituições escolares, sendo elas espaços multiculturais para a difusão dos saberes e, consequentemente, para a formação da identidade. Foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, na perspectiva da pesquisa-ação. A proposta metodológica buscou construir um espaço de discussões e reflexões, a fim de possibilitar novos conhecimentos para o processo de investigação. Os dados foram coletados, utilizando questionário diagnóstico, grupo de discussão e a entrevista, estratégias que possibilitaram troca de informações, e constituiu um incentivo aos participantes para discutirem e opinarem sobre o objeto investigado. Os dados foram analisados pautados em Bardin (2016) e Minayo (2009), com base no método de Análise de Conteúdo, na modalidade da Análise Temática. Na análise preliminar dos dados coletados, constatou-se que um dos desafios da escola e das professoras ainda está em fazer com que a educação integral da criança, fundamentada em seu desenvolvimento pleno, inclusive sexual, seja transferida do papel, dos referenciais e das leis para se inserir, de fato, nas instituições educacionais, com base em princípios éticos e políticos. De forma prévia constatou-se que ausência de uma abordagem desta temática pode estar relacionada a constrangimentos, tabus, dogmas, medos, vergonha, religião e também à própria resistência pessoal, entre muitos outros fatores que se aliam à questão da formação adequada.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 83168001 - FATIMA APARECIDA DA SILVA IOCCA
Interno - 131867001 - Kilwangy Kya Kapitango-a-Samba
Interno - 86016007 - ADAILTON ALVES DA SILVA
Externo à Instituição - JAIR LOPES JUNIOR - UNESP
Notícia cadastrada em: 23/08/2019 08:34
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