Banca de DEFESA: MARIA NAZARÉ SOUZA NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA NAZARÉ SOUZA NASCIMENTO
DATA : 30/08/2021
HORA: 08:00
LOCAL: Sala Virtual - Meet
TÍTULO:

OS ESPAÇOS SOCIOEDUCATIVOS INY DA ALDEIA KREHAWÃ


PALAVRAS-CHAVES:

Espaços Socioeducativos; Conhecimento; Transdisciplinaridade; Povo Iny.


PÁGINAS: 203
RESUMO:

O presente trabalho traz a discussão da temática “Os espaços socioeducativos Iny da aldeia Krehawã” e tem o propósito de compreender os saberes socioeducativos desse povo a partir das relações sociais estabelecidas nos distintos espaços educativos da comunidade, pois os saberes, fazeres e conhecimentos culturais são construídos coletivamente em diferentes locais (pátio, ambientes domésticos, roças, beira do rio, cerrado, casas dos homens, rituais, cerimônias etc.). Esses ambientes são vistos pelo povo de maneira especial, estando repletos de consistência cultural, valores e significados. A educação Iny inicia-se logo na infância, sendo responsabilidade de toda comunidade acompanhar o processo educacional sistematizando e propagando os saberes, fazeres e experiências necessárias para a inserção da criança no meio social, porém, a maior parte desta tarefa recai sobre os familiares. Esses conhecimentos são difundidos na convivência diária e transcorrem ao longo da vida, obtendo fortes ligações entre os sujeitos, a natureza, a mitologia e a cosmologia. A abordagem metodológica ancora-se na perspectiva Etnomatemática, sob a ótica D’Ambrosiana, pois possibilita melhor compreender as organizações de diferentes culturas e seus respectivos modos de produzir e difundir conhecimento, dialogando transdisciplinarmente com diversas áreas do conhecimento. Dessa forma, foi necessária uma investigação de caráter etnográfico, numa abordagem qualitativa, utilizando-se de observação participativa, reforçada pelo caderno de campo, gravações de áudio, filmagens, fotografias e convivência in loco. A realização desse trabalho, a partir dos conhecimentos culturais Iny, transmitidos pelos mais velhos aos mais jovens, contribuiu para evidenciar seus saberes, fazeres e conhecimentos culturais, reafirmando sua identidade, valorizando sua cultura, assegurando-lhes disponibilidade às informações e aos conhecimentos imprescindíveis que alicerçam os costumes tradicionais indígenas, bem como ao projeto de educação escolar almejado pelo povo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 86016007 - ADAILTON ALVES DA SILVA
Externo ao Programa - 25648011 - WALDINEIA ANTUNES DE ALCANTARA FERREIRA
Externo à Instituição - EUNICE DIAS DE PAULA - SEDUC - MT
Notícia cadastrada em: 30/07/2021 11:18
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