Banca de QUALIFICAÇÃO: IRANY APARECIDA FERREIRA DA CUNHA BARBOZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IRANY APARECIDA FERREIRA DA CUNHA BARBOZA
DATA : 12/09/2019
HORA: 09:00
LOCAL: PPGCEM Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Matemática
TÍTULO:

CONTRIBUIÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA COMPREENSÃO DOS ENUNCIADOS MATEMÁTICOS


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Matemática, Língua Portuguesa, Necessidades Formativas.


PÁGINAS: 117
RESUMO:

Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de estudar as contribuições da Língua Portuguesa na compreensão dos enunciados matemáticos. O problema de pesquisa foi determinado em duas questões, sendo uma central e outra secundária: Quais as contribuições da Língua Portuguesa na compreensão dos enunciados matemáticos no processo de ensino-aprendizagem? E, como se configura o estudo da Língua Portuguesa nos currículos das licenciaturas de Matemática nas Universidades situadas em Mato Grosso? Buscamos responder a essas duas questões ao longo de nossa pesquisa qualitativa, das quais apenas tínhamos uma hipótese inicial referente à primeira questão, pressupúnhamos que o não conhecimento da estrutura morfossintática e semântica da Língua Portuguesa (LP) pode dificultar o desenvolvimento da capacidade de redação, interpretação e compreensão dos enunciados matemáticos no processo de ensino-aprendizagem, pois requer coerência e coesão linguística que favorecem a resolução de problemas matemáticos. Já para a segunda questão não havia uma hipótese inicial. Para alcançar o objetivo proposto, optamos por uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A pesquisa documental consistiu no: estudo da inserção das disciplinas de Língua Portuguesa ou disciplinas afins na formação inicial dos professores de Matemática, em quatro Universidades localizadas no Estado de Mato Grosso (IFMT, UFMT, UNEMAT e UNIC), para assim realizar a análise dos Projetos Pedagógicos dos Curso de Licenciatura em Matemática e; na análise morfossintática e semântica dos enunciados das equações matemáticas presentes nas provas e atividades didáticas realizadas pelos professores de Matemática do Ensino Fundamental II e Médio, de 3 escolas estaduais situadas no Município de Araputanga-MT, com o intuito de diagnosticar a presença e ausência da coesão e coerência textual, e o sentido dos enunciados que favorecem a compreensão ou não dos enunciados. A Pesquisa de campo ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas para coleta de dados, aplicada à uma amostra de 10 professores de Matemática, do Ensino Médio das Escolas Estaduais situadas no Município de Araputanga-MT. Os dados coletados na pesquisa de campo foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo, em que foram criadas seis categorias ao longo da análise dos dados. Os resultados evidenciaram que os professores apresentam necessidades formativas em produção e interpretação de textos, regras gramaticas, concordância nominal e verbal, coerência e coesão textual, etc. Em relação a inserção da Língua Portuguesa ou disciplinas afins na estrutura curricular das licenciaturas nas universidades pesquisadas, apenas uma oferece tal disciplina, em 3 cursos: UNEMAT (Barra do Bugres, Cáceres e Sinop). Na análise de 14 provas e atividades didáticas constatamos a presença de alguns poucos erros ortográficos e situações de incoerência semântica que comprometem a compreensão dos enunciados, pois os professores de Matemática não constroem os enunciados, copiam-nos dos livros e bancos de dados, comprometendo a capacidade de criatividade e inovação profissional.


 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 131867001 - Kilwangy Kya Kapitango-a-Samba
Interno - 86016007 - ADAILTON ALVES DA SILVA
Externo ao Programa - 34875013 - LUCIMAR LUISA FERREIRA
Externo à Instituição - CILENE MARIA LIMA ANTUNES MACIEL - UNIC
Notícia cadastrada em: 12/08/2019 15:53
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