Banca de DEFESA: LUCIMAR DO NASCIMENTO CARDOSO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCIMAR DO NASCIMENTO CARDOSO
DATA : 16/07/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Unemat - via Googlemeet
TÍTULO:

APLICATIVO QUÍMICA CRUSH: UM OBJETO DIGITAL DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE FUNÇÕES INORGÂNICAS


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de funções inorgânicas, objetos digitais de aprendizagem, combinação de cores.


PÁGINAS: 178
RESUMO:

Diante da realidade vivenciada em todo mundo pela pandemia do coronavírus fez-se necessário uma reorganização rápida em relação a utilização dos recursos digitais voltados para a educação, pois estes passaram a ser uma das formas mais eficazes e acessíveis para a continuidade das atividades escolares. Os dispositivos móveis, como os smartphones, estão presentes no cotidiano de estudantes e com isso a utilização de aplicativos tornou-se mais frequente. No ensino de Química, o uso de objetos digitais de aprendizagem, como aplicativos de jogos, pode diminuir a problemática de conteúdos e modelos abstratos. Portanto, este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um aplicativo móvel como instrumento didático-tecnológico para o ensino de química (funções inorgânicas) e a avaliação da sua usabilidade na visão dos professores desta disciplina. A metodologia utilizada foi a participante com abordagem quali-quantitativa e revisão bibliográfica. Foram aplicados questionários (diagnóstico e avaliativo) utilizando o recurso Google Formulário e a exploração e/ou avaliação do aplicativo ocorreu de forma online síncrona por meio de entrevistas coletivas com a ferramenta Google Meet. Os participantes da pesquisa são professores de Química da Rede Estadual de Ensino no estado do Mato Grosso, localizados nas cidades de Barra do Bugres, São José dos Quatro Marcos, Tangará da Serra e Terra Nova do Norte. Os dados obtidos com os questionários (diagnóstico e avaliativo) foram tratados utilizando a estatística básica com análise dos gráficos e com os dados das entrevistas coletivas foram posteriormente triangulados e interpretados. Foi observado que existem poucos trabalhos de pesquisa em relação a aplicativos voltados para o ensino de funções inorgânicas e a necessidade de mais instrumentos tecnológicos que envolvessem essa temática. A grande maioria dos aplicativos voltados para funções inorgânicas são do tipo perguntas e repostas e com baixo número de downloads. Os aplicativos de jogos que trabalham a ludicidade como de luta, quebra-cabeça, corrida, educacional, entre outros tem grande aceitação pelos usuários, pois apresentaram grande número de downloads. As tecnologias na visão dos professores, podem tornar a aula de Química mais interessante e dinâmica. Um aplicativo com a temática funções inorgânicas, deveria conter as principais substâncias ácidas, básicas e sais, e as características como massa molar, fórmula molecular, risco químico e aplicabilidade. Sendo assim, o aplicativo Química Crush na visão dos professores pode ser utilizado como um recurso diferenciado para as aulas de Química, facilitando e/ou contribuindo para o processo de ensino do conteúdo de funções inorgânicas para abordagem e/ou para o ensino dos alunos do 1º e 2º anos do ensino.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 253581001 - SUMAYA FERREIRA GUEDES
Interno - 135400002 - MINÉIA CAPPELLARI FAGUNDES
Externo à Instituição - MAYKER LAZARO DANTAS MIRANDA - IFTM
Notícia cadastrada em: 23/06/2021 08:49
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-02.applications.sig.oraclevcn.com.srv2inst1