Banca de DEFESA: GRAZIELE CIESLINSKI GONÇALVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GRAZIELE CIESLINSKI GONÇALVES
DATA : 18/03/2022
HORA: 13:30
LOCAL: Ambiente virtual
TÍTULO:

DOSES DE BORO E PROTETOR DE PLANTA NA CULTURA DA SOJA NA AMAZÔNIA MERIDIONAL 


PALAVRAS-CHAVES:

Estresse oxidativo; Glycine max; Manejo sustentável;  Microrganismos benéficos; Solubilização de nutrientes; Pulverização foliar. 


PÁGINAS: 115
RESUMO:

A soja é destaque entre as leguminosas produzidas devido ao seu alto valor nutricional e a sua utilização em vários setores da agroindústria, porém nos últimos anos devido à alta demanda do setor produtivo e o crescimento do consumo do grão, tem sido necessário a integração de novas técnicas de manejo para que se possa aumentar a produtividade da cultura. Assim, buscando alternativas de manejo sustentável na agricultura, o presente estudo teve por objetivo analisar a capacidade Trichoderma atroviride, aplicado em diferentes estádios vegetativos, na ação como promotor de crescimento e na proteção de plantas na soja, associados a doses de boro. O experimento foi realizado no delineamento de blocos inteiramente ao acaso, no esquema fatorial 4 x 5, sendo as aplicações de Trichoderma atroviride realizadas em quatro diferentes épocas (SEM, V5, R1 e R5) e cinco doses de boro (0, 500, 1000, 1500 e 2000 g ha-1). A pesquisa foi conduzida na propriedade denominada Fazenda Bela Vista, localizada no Município de Alta Floresta. O Trichoderma foi aplicado em solução de 2 x 107 conídios/mL via foliar na soja. No primeiro capítulo foi abordado o efeito dos tratamentos nas características vegetativas e produtivas da cultura da soja e no segundo capítulo se avaliou a resposta fisiológica da cultura. Com a utilização do microrganismo associado ao micronutriente não foi possível observar, significativamente, a ação promotora de crescimento e aumento  na produtividade da soja, porém observou-se a ação como protetor das plantas minimizando as diferentes condições estressantes, no qual, verificou se o desempenho fisiológico das plantas através do incremento de elementos que são essenciais para o crescimento e desenvolvimento da cultura. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 117000004 - MARCO ANTONIO CAMILLO DE CARVALHO
Interno - 210865003 - GUSTAVO CAIONE
Externo à Instituição - CID NAUDI SILVA CAMPOS - UFMS
Notícia cadastrada em: 09/03/2022 10:59
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-04.applications.sig.oraclevcn.com.srv4inst1