Banca de QUALIFICAÇÃO: TATE VILAS BOAS DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
ESTUDIANTE: TATE VILAS BOAS DE OLIVEIRA
FECHA: 08/12/2023
TIEMPO: 14:00
LOCAL: sala virtual
TÍTULO:

PROJETO DE LETRAMENTO E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA


CONTRASEÑAS:

Alfabetização; Letramento; Projeto de letramento; Oficina de Leitura.


PÁGINAS: 100
GRAN ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMEN:

O processo de apropriação da leitura e da escrita, infelizmente não está se consolidando nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Em consequência disso, muitos alunos estão cursando os anos finais do Ensino Fundamental com dificuldades para ler, compreender, escrever e produzir textos orais e escritos. Estes desafios são preocupantes, visto que os alunos que os possuem não conseguem avançar nos estudos pertinentes ao ano/idade e corroboram o fracasso escolar. Em consideração a esta breve contextualização, este projeto de pesquisa ação inseriu-se na área de concentração “Linguagens e Letramentos”, linha de pesquisa “Estudos da Linguagem e Práticas Sociais”, do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), ofertado na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Universitário de Sinop/MT. Grupo de Estudos e Pesquisa de Formação Docente, Gestão e Prática Educacional (GEPOFE). A pesquisa está alicerçada nos princípios da pesquisa ação, de abordagem qualitativa, com dados gerados a partir do desenvolvimento de um projeto de letramento, com 6 alunos matriculados no 6º ano e analisados de forma interpretativa. O objetivo amplo foi analisar a contribuição do projeto de letramento, desenvolvido em uma escola da rede pública estadual, para o avanço dos estudantes matriculados no 6º ano do Ensino Fundamental, frente à apropriação da leitura e da escrita, apoiado na orientação metodológica de projeto de letramento alicerçado em oficinas de leituras propostas por Ângela Kleiman (2002). Em consideração ao objetivo amplo, os objetivos específicos compreenderam: contribuir para o progresso da alfabetização e letramento de alunos que estão cursando o 6° ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede estadual de Mato Grosso; aprimorar as capacidades dos referidos alunos ler, escrever e compreender o mundo social que os cercam. O projeto se constituiu de atividades que consideraram a realidade e o contexto social dos estudantes, contemplaram a função social da leitura e da escrita utilizando diferentes gêneros textuais, desenvolvidos com seis alunos matriculados nos 6º anos do Ensino Fundamental com dificuldades distintas no processo de aprendizagem de leitura e escrita que necessitavam de atendimento específico, no contraturno. A proposição didática, finalizada com a organização de um e-book, com o gênero relato descritivo elaborado pelos seis alunos, divulga o processo evolutivo dos alunos 6 alunos envolvidos na pesquisa, na aprendizagem da leitura e da escrita.


MIEMBROS DE LA BANCA:
Presidente - 32795003 - ANGELA RITA CHRISTOFOLO DE MELLO
Interno - 121144002 - CLÁUDIA LANDIN NEGREIROS
Interno - 54001002 - GENIVALDO RODRIGUES SOBRINHO
Externo ao Programa - 253540001 - ARIELE MAZOTI CRUBELATI
Externo à Instituição - NATANIEL DOS SANTOS GOMES - UEMS
Notícia cadastrada em: 09/11/2023 15:00
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-01.applications.sig.oraclevcn.com.srv1inst1