Banca de DEFESA: NEIVA GUARIENTI PAGNO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NEIVA GUARIENTI PAGNO
DATA : 09/04/2021
HORA: 14:00
LOCAL: UNEMAT - CAMPUS DE SINOP
TÍTULO:

NARRANDO HISTÓRIAS: UM COMPROMISSO COM A VERACIDADE DOS FATOS DE GROSLÂNDIA


PALAVRAS-CHAVES:

 Narrativas. Pioneiros. Comunidade. Produção de Texto.


PÁGINAS: 205
RESUMO:

A produção escrita é uma prática que, necessariamente, precisa fazer parte das atividades escolares dos estudantes do ensino fundamental, uma vez que é imprescindível capacitá-los para as mais diversas situações de comunicação ao se trabalhar com atividades significativas de uso social da escrita. Para tanto, este trabalho de pesquisa intitulado “Narrando histórias: um compromisso com a veracidade dos fatos de Groslândia” é uma proposta de intervenção pedagógica produzida no Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS – e desenvolvida com estudantes do 8º ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Fredolino Vieira Barros, pertencente ao distrito de Groslândia, no município de Lucas do Rio Verde, no estado de Mato Grosso. O trabalho tem por objetivo a busca por histórias vivenciadas pelos pioneiros da comunidade de Groslândia, a fim de valorizar aspectos relevantes do local, perpetuar os relatos dos seus antigos moradores, bem como levar os alunos a conhecer o gênero narrativas e aprimorar seus conhecimentos acerca da produção textual. A metodologia aplicada na pesquisa filia-se aos princípios da pesquisa-ação, baseada em Thiollent (2011), e apresenta uma abordagem qualitativa, apoiada em Minayo (2001), que trabalha com o universo de significados e não com dados numéricos. No estudo da oralidade e da escrita, o autor de destaque é Marcuschi (2010), imprescindível também nas atividades de retextualização das narrativas. Em se tratando dos conhecimentos acerca do gênero narrativas, Walter Benjamin (1985), Cascudo (1984) e Passegi (2011) são os autores embasados. A respeito da produção textual dos alunos envolvidos na pesquisa, os autores de destaque são Antunes (2003/2009), Travaglia (2000) e Passarelli (2012). No que diz respeito aos gêneros do discurso, a pesquisa busca fundamentação em Bakhtin (2011). Com relação ao período de isolamento social provocado pela pandemia da COVID-19, o trabalho busca referência acerca do ensino híbrido e do ensino remoto em grupos de autores, como Camargo e Daros (2018); Garcia, Morais, Zaros e Rêgo (2020); Bacich, Neto e Trevisani (2015). Os autores que fundamentam a pesquisa com relação à utilização da sequência didática são Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Além disso, todo o trabalho está referenciado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Documento de Referência Curricular para a Rede Municipal de Lucas do Rio Verde/MT (DRC/LRV). No desenvolvimento deste trabalho, os estudantes pesquisadores participaram de diversas atividades de leitura, produções textuais, bem como produziram textos escritos a partir da oralidade, de forma a aplicar a atividade de retextualização do autor Marcuschi (2010), a partir do modelo das operações discursivas em que se passa o texto oral para o texto escrito, com o intuito de aperfeiçoar a produção escrita. Ao final do projeto, apresentamos as produções finais como objeto de publicação deste trabalho.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 121144002 - CLÁUDIA LANDIN NEGREIROS
Interno - 131982001 - ROSANA RODRIGUES DA SILVA
Externo à Instituição - SHEILA DIAS MACIEL - UFR
Notícia cadastrada em: 09/03/2021 09:39
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