Banca de QUALIFICAÇÃO: DANILO BORGES DE CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DANILO BORGES DE CARVALHO
DATA : 14/12/2023
HORA: 08:00
LOCAL: ENSINO VIRTUAL
TÍTULO:

 

COLETA SELETIVA E INCLUSÃO SOCIOPRODUTIVA DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS NO ÂMBITO DO CONSÓRCIO COMPLEXO NASCENTES DO PANTANAL, MATO GROSSO”


PALAVRAS-CHAVES:

catadores; coleta seletiva; educação ambiental; logística reversa.


PÁGINAS: 68
RESUMO:


A modernização dos processos industriais trouxe inúmeras contribuições para o modo em a produção ocorre (processos e quantidades), bem como o modo em que as pessoas consomem. Se por um lado otimiza os métodos de produção alcançando cada vez mais mercados, por outro aumenta a quantidade de material descartado, ou seja, de resíduos, principalmente sólidos. Dito isso, métodos que pudessem contribuir para a melhor destinação e cuidado desses resíduos foram desenvolvidos, entre eles a coleta seletiva.  Pode-se dizer que a coleta seletiva é uma ferramenta de grande importância para que os materiais sejam designados para espaços adequados e passem pelos processos adequados de reciclagem. É imperativo ressaltar que os profissionais que atuam diretamente do no processo de coletagem, os catadores, são de fundamental importância para que as atividades sejam desenvolvidas de modo adequado. Tendo em vista o apresentado acima, a presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a gestão integrada de resíduos sólidos que envolve a coleta seletiva operada por catadores de materiais recicláveis no âmbito do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico Social Ambiental e Turístico do Complexo Nascentes do Pantanal (CIDESATCNP).  Para alcançar o objetivo proposto, a pesquisa foi dividida em quatro artigos. O primeiro artigo realizou-se uma bibliometria para compreender como o construto da coleta seletiva tem sido tratado na produção acadêmica. Os resultados demonstram que a produção científica apresenta discussões relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) apresentados na Agenda 2030 da ONU, tendo como destaque os ODS 3 (boa saúde e bem-estar), 10 (redução das desigualdades), 11 (cidades e comunidades sustentáveis) e 12 (consumo e produção responsáveis). No segundo artigo, buscou-se apresentar um panorama da atuação do Consórcio. Os resultados demonstraram que  há necessidade de um melhoramento no que tange aos processos de educação ambiental, principalmente na implementação de uma educação ambiental crítica, acompanhada de implementação de processos de incubação e melhor desenvolvimento da tecnologia social nos membros do consórcio. Os artigos 3 e 4, ainda estão em fase de construção, não sendo possível apresentar nenhum resultado prévio.

 




MEMBROS DA BANCA:
Interno - 118188001 - ERNANDES SOBREIRA OLIVEIRA JUNIOR
Presidente - 500.479.220-87 - LILIANE CRISTINE SCHLEMER ALCANTARA - UFMT
Interno - 82438001 - SANDRO BENEDITO SGUAREZI
Interno - 48690002 - SOLANGE KIMIE IKEDA CASTRILLON
Notícia cadastrada em: 19/12/2022 15:26
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-01.applications.sig.oraclevcn.com.srv1inst1