Banca de DEFESA: JENNIFER BOSCATO GOMES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JENNIFER BOSCATO GOMES
DATA : 30/03/2023
HORA: 14:00
LOCAL: PPGEDU/UNEMAT/Cáceres - Sala virtual
TÍTULO:

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES FORMADORES: O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA BNC-FORMAÇÃO EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA E A PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA


PALAVRAS-CHAVES:

Formação de Professores de Matemática. Reforma Curricular de Licenciatura. Professor Formador. UNEMAT.


PÁGINAS: 178
RESUMO:

Esta dissertação se insere na linha de pesquisa Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) – Mestrado em Educação, da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), cujo objeto de estudo é o Desenvolvimento Profissional de Professores Formadores do curso de Licenciatura em Matemática (UNEMAT/Cáceres), mediante a implementação da Resolução CNE/CP nº 2/ 2019 – BNC-Formação. Parte-se dos pressupostos teóricos da Pedagogia Universitária, com os seguintes eixos de discussão: (I) Desenvolvimento Profissional de Professores Formadores e (II) Currículo da Formação de Professores de Matemática. Tem-se como questão de investigação: de que modo o Desenvolvimento Profissional dos Professores Formadores foi movimentado pelo processo de reformulação curricular do curso de Licenciatura em Matemática – UNEMAT/Cáceres, no período de 2020/2021, mediante a implementação da BNC-Formação? E o objetivo geral é compreender de que modo o Desenvolvimento Profissional dos Professores Formadores foi movimentado pela reformulação curricular do curso, mediante a implementação da BNC-Formação. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, em que se adota os procedimentos da pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Os instrumentos de coleta de dados empíricos foram: questionário de caracterização, para traçar o perfil dos sujeitos, e entrevistas semiestruturadas, feitas com cinco professores formadores efetivos lotados na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (FACET/UNEMAT/CÁCERES). Os dados foram analisados tendo como base a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2016), e evidenciaram o que outros pesquisadores asseveram sobre a necessidade de discutir a respeito do desenvolvimento profissional de professores formadores, e também possibilitaram compreender em que condições ocorreu a implementação da resolução e os impasses enfrentados pelos profissionais, evidenciaram algumas disputas de poder e divergências de concepções. Conclui-se que o processo de discussão sobre a proposta de PPC 2021 se configurou como uma reformulação curricular, com algumas alterações no quadro de disciplinas e suas cargas horárias. Por outro lado, os dados coletados nas entrevistas mostraram o modo com que os professores formadores se desenvolveram apesar de não concordarem com uma reformulação naquele momento, ao se considerar que suas pedagogias universitárias foram movimentadas no processo e que o desenvolvimento profissional é subjetivo e depende do protagonismo do professor.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 82415001 - LORIEGE PESSOA BITENCOURT
Interno - 32795003 - ANGELA RITA CHRISTOFOLO DE MELLO
Externo ao Programa - 31482002 - IVETE CEVALLOS
Externo ao Programa - 515.044.990-34 - JANETE ROSA DA FONSECA - NÃO INFORMADO
Externo à Instituição - ETTIENE CORDEIRO GUÉRIOS - UFPR
Notícia cadastrada em: 03/03/2023 15:08
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