Banca de DEFESA: SILVANA SANDRI

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SILVANA SANDRI
DATA : 30/03/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Virtual Webconferência https://meet.google.com/ndj-oedv-kmi
TÍTULO:

NECESSIDADES DE FORMAÇÃO PERMANENTE DE PEDAGOGOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS EM BARRA DO BUGRES-MT


PALAVRAS-CHAVES:

Necessidades de Formação Docente; Formação Permanente em Serviço; Pedagogos; Prática Docente.


PÁGINAS: 80
RESUMO:

Este trabalho se enquadra na área de pesquisa de Análise de Necessidades de Formação Docente, baseado na perspetiva conceitual de Rodrigues e Esteves (1993), Schon (1992), Gatti e Barreto (2009) e Nóvoa (2010). Objetivávamos analisar as necessidades de formação em serviço dos professores pedagogos que atuam nas escolas estaduais situadas no município de Barra do Bugres-MT, para compreensão das dificuldades enfrentadas por eles, bem como propor ação de intervenção formativa. O problema de pesquisa foi delimitado a saber: quais são as necessidades de formação permanente em serviço dos professores pedagogos que atuam nas escolas estaduais, situadas no município de Barra do Bugres-MT, que constituam indicadores de intervenção formativa em serviço? Hipoteticamente – partir da observação de problemas relacionados à forma como a formação permanente, para professores pedagogos, tem sido desenvolvida e da experiência profissional como docente participante da formação e coordenadora pedagógica – pressupomos que os professores pedagogos enfrentam dificuldades que constituem necessidades de formação em contextos da prática docente, que requerem intervenção formativa para mitigá-las. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizamos: a) - Análise Bibliográfica visando buscar referências na literatura da área de análise de necessidades de formação permanente em serviço. b) - Levantamento exploratório com aplicação de questionário on-line (Google Forms), aplicada a amostra de 16 docentes, cujos dados foram tratados com a análise de frequência. Os resultados da pesquisa, realizada em 2021, demonstram que a maioria dos 16 professores pedagogos possuem necessidades de formação em serviço, cujos indicadores frequentes são: 1 - Dificuldades em: trabalhar em equipe (f13), adequação dos conteúdos ao cotidiano dos estudantes (f08), relações interpessoais (f11), identificação de alunos com dificuldades de aprendizagem e altas habilidades/ Superdotação (f12) e usar recursos de tecnologia digital no ensino-aprendizagem (f10); 2 - Interessam-se em: estudar métodos de ensino para estudantes com dificuldades de aprendizagem e altas habilidades/superdotação (f11), planejamento das aulas (f12) e avaliação educacional (f12). E a partir dos dados apresentamos uma proposta de intervenção formativa em serviço baseada nos problemas cotidianos da sala de aula, como produto educacional.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 131867001 - KILWANGY KYA KAPITANGO A SAMBA
Interno - 121144002 - CLÁUDIA LANDIN NEGREIROS
Externo à Instituição - DEJACY DE ARRUDA ABREU - UFMT
Notícia cadastrada em: 18/02/2022 09:44
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