Banca de QUALIFICAÇÃO: SILVANA SANDRI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SILVANA SANDRI
DATA : 21/12/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Virtual Google Meet: https://meet.google.com/tgw-jrmr-bsx
TÍTULO:

NECESSIDADES DE FORMAÇÃO PERMANENTE EM SERVIÇO DE PROFESSORES PEDAGOGOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS EM BARRA DO BUGRES-MT


PALAVRAS-CHAVES:

Formação Permanente; Necessidades de Formação Docente; Pedagogos; Prática Docente.


PÁGINAS: 73
RESUMO:

A formação do professor não se encerra na conclusão do seu curso de graduação, mas se realiza continuamente na sala de aula e no contexto escolar, onde dúvidas e conflitos aparecem a cada dia. Uma das possibilidades de superação de dificuldades é a oportunidade de discutir com outros profissionais da educação, o que pode favorecer a troca de experiências e propiciar reflexões mais aprofundadas sobre a própria prática. O objetivo da pesquisa foi analisar as necessidades de formação em serviço dos professores pedagogos que atuam em escolas estaduais, situadas no município de Barra do Bugres, no Estado de Mato Grosso. Nesse sentido, enquanto professores dos anos iniciais, delimitamos o problema de pesquisa a saber quais as necessidades de formação permanente dos professores pedagogos que atuam nas Escolas Estaduais, situadas no município de Barra do Bugres-MT, que constituem indicadores de intervenção formativa em serviço? A partir da observação de problemas relacionados à forma como a formação permanente tem sido desenvolvido para os professores pedagogos e da experiência profissional como docente participante da formação e coordenadora pedagógica, percebemos um distanciamento entre os estudos realizados e a prática de ensino, assim,  pressupomos que os professores pedagogos enfrentam dificuldades que constituem necessidades de formação em contextos da prática docente, que requerem intervenção formativa para mitigá-las. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizamos os seguintes procedimentos metodológicos: a) - Análise Bibliográfica visando buscar referências na literatura da área de analise de necessidades de formação permanente em serviço. b) - Levantamento exploratório com aplicação de questionário online (Google Forms), aplicada a amostra de 16 docentes, cujos os dados foram tratados com a análise de frequência. Os resultados evidenciaram que a maioria dos 16 professores pedagogos possuem necessidades de formação em serviço, cujos indicadores frequentes são: 1 - Dificuldades em: trabalhar em equipe (f13), adequação dos conteúdos ao cotidiano dos estudantes (f13), relações interpessoais (f12), identificação de alunos com dificuldades de aprendizagem e altas habilidades/ Superdotação (f12) e usar recursos de tecnologia digital no ensino-aprendizagem (f10); 2 - Interessam-se em: estudar métodos de ensino para estudantes com dificuldades de aprendizagem e altas habilidades/superdotação (f11), planejamento das aulas (f12) e avaliação educacional (f12). Podemos concluir que tais indicadores justificam a proposta de intervenção formativa permanente em serviço baseado nos problemas cotidianos que surgem na sala de aula.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 131867001 - Kilwangy Kya Kapitango-a-Samba
Interno - 121144002 - CLÁUDIA LANDIN NEGREIROS
Externo à Instituição - DEJACY DE ARRUDA ABREU - UFMT
Notícia cadastrada em: 29/11/2021 08:23
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