Banca de DEFESA: WESLAINE GRANELLA OENNING

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WESLAINE GRANELLA OENNING
DATA : 23/06/2021
HORA: 14:00
LOCAL: UNEMAT - Google Meet
TÍTULO:

VISÕES E MANIFESTAÇÕES DE TECNOLOGIA QUE PERMEIAM OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA EM DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS



VISÕES E MANIFESTAÇÕES DE TECNOLOGIA QUE PERMEIAM OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA EM DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS

 


PALAVRAS-CHAVES:

Tecnologias digitais, Romantismo, Conhecimento, Atividade


PÁGINAS: 95
RESUMO:

Considerando a rápida disseminação das tecnologias digitais na sociedade, os Objetos Digitais de Aprendizagem surgem com grandes possibilidades para contribuir com a produção do conhecimento matemático. A partir disso, esta pesquisa tem como objetivo principal compreender por meio de uma revisão sistemática de literatura, as visões e manifestações de tecnologia que permeiam os Objetos Digitais de Aprendizagem apresentados nas dissertações Brasileiras voltadas para o ensino da matemática no ensino médio. O objeto de estudo neste caso, são dissertações que apresentam com foco principal, algum tipo de Objeto de Aprendizagem de forma Digital na educação matemática para o ensino médio. As dissertações foram coletadas a partir de dois bancos de dados, o Catalogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior – CAPES e a Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações, em que a partir dos procedimentos adotados, foram coletados um total de 25 dissertações para serem analisadas. As metodologias empregadas nesta pesquisa foram a revisão sistemática de literatura baseada principalmente em Pocinho (2008) e análise de conteúdo segundo os pressupostos de Bardin (2016). A análise e discussão dos resultados está alicerçada nas ideias de Mitcham (1994) e Borba e Villarreal (2015). Além disso, utilizamos também, autores como Bonotto (2015), Gallana (2013), Castro (2012), Villarreal (1999), Borba e Penteado (2016), Borba, Silva e Gadanidis (2016) e Kenski (2012) fundamentando a discussão acerca das tecnologias digitais no ensino da matemática. Por fim, por meio da análise, identificou-se a presença das visões de tecnologias como o otimismo e romantismo, e em relação as manifestações, estiveram presentes tecnologias manifestada como objeto, conhecimento, atividade e volição.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 135400002 - MINÉIA CAPPELLARI FAGUNDES
Interno - 122182002 - DAISE LAGO PEREIRA SOUTO
Externo à Instituição - LILIANE XAVIER NEVES - UESC-BA
Notícia cadastrada em: 03/06/2021 14:07
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-04.applications.sig.oraclevcn.com.srv4inst1