Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIANA SANTOS DE OLIVEIRA FIGUEREDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIANA SANTOS DE OLIVEIRA FIGUEREDO
DATA : 30/05/2022
HORA: 14:00
LOCAL: UNEMAT - FORMA REMOTA
TÍTULO:

O ensino colaborativo entre professores da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) e professores de Língua Portuguesa da sala de aula comum: um estudo de caso.


PALAVRAS-CHAVES:

Inclusão escolar. Surdo. Língua Portuguesa. Ensino colaborativo.    


PÁGINAS: 121
RESUMO:

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a Língua Portuguesa (LP) se estruturam de maneiras distintas, apresentando, sistemas linguísticos próprios. Baseando-se nessa assertiva, acredita-se que o aprendizado da escrita pelo aluno surdo se torna difícil quando as metodologias se baseiam apenas em práticas voltadas ao aprendizado de alunos ouvintes, cuja escrita a princípio se dá pela combinação grafema-fonema (letra-som). Sendo assim, essa pesquisa tem como principal objetivo analisar e descrever o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua a alunos Surdos, na perspectiva do ensino colaborativo, entre os professores da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) e professores do idioma na sala de aula comum, em uma escola da rede estadual do Munícipio de Campo Verde/MT. Este estudo foi realizado por meio da abordagem metodológica qualitativa sob a dinâmica de estudo de caso, tendo como método de coleta de dados a observação em sala de aula, entrevistas semiestruturadas, questionários abertos e encontros presenciais. E teve embasamento nas reflexões e discussões teóricas da pedagogia visual de Campello (2008) e do ensino de LP para Surdos em Quadros (2005; 2004; 2006), e Lacerda (2006; 2012, 2013) e Damázio (2007) e, ainda, nas teorias e práticas colaborativas em Zerbato e Mendes (2018), Vilaronga e Mendes (2014) e Capellini e Zerbato (2019), além de justificar-se nas legislações que tratam da educação de Surdos ou de pessoas com deficiência e no “Orientativo para oferta de serviços da educação especial”, da Secretaria de Estado de Educação do Governo de Mato Grosso (SEDUC/SUDE/MT, 2021). Como proposta do produto educacional será elaborado um caderno pedagógico com a finalidade de contribuir com o professor especialista, atuante na SRM, e com o professor da sala de aula comum. Este será composto de  orientações didáticas-pedagógicas para o ensino de LP como segunda língua para estudantes Surdos, enfatizando os benefícios do trabalho em colaboração. Como resultado parcial dessa pesquisa observamos ausência de um trabalho na perspectiva colaborativa entre os professores da SRM e de LP da classe comum e utilização de metodologia de ensino de LP para Surdos, baseada em métodos usados com estudantes ouvintes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 68840001 - MARION MACHADO CUNHA
Interno - 131949001 - LUCIO JOSE DUTRA LORD
Externo ao Programa - 82380001 - ALMIR ARANTES
Externo ao Programa - 82413001 - JOSE LUIZ MULLER
Externo à Instituição - Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo - UNIFESSPA
Notícia cadastrada em: 10/05/2022 17:34
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