Banca de QUALIFICAÇÃO: ALTIDAS LUIZA GUEDES INÁCIO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALTIDAS LUIZA GUEDES INÁCIO
DATA : 23/05/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Webconferência pelo Google Meet
TÍTULO:

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA ATENDIMENTO AO ALUNO SURDO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA


PALAVRAS-CHAVES:

Formação continuada, práticas pedagógicas inclusivas, alunos com surdez, atuação docente, processos inclusivos.


PÁGINAS: 106
RESUMO:

A necessidade de debates permanentes sobre o tema da formação continuada de professores em uma perspectiva inclusiva tem crescido, nas últimas décadas, principalmente em decorrência das reformas educacionais associadas aos processos de inclusão social em escala nacional e internacional, portanto, torna-se ainda mais importante compreender a confiabilidade de tais debates. Assim, esse trabalho final de conclusão (TFC) faz reflexões sobre a formação continuada de professores que atuam com alunos surdos sob a perspectiva inclusiva e se ela possibilita, significativamente, minimizar práticas pedagógicas excludentes para consolidar, em parte, a inclusão de aluno com surdez. O objetivo geral consistiu em:  Analisar os desdobramentos da proposta de formação continuada de professores nas práticas pedagógicas inclusivas e na atuação docente no contexto de aprendizagem do aluno surdo, sob a perspectiva da educação inclusiva. A fim de elucidar as questões que percorrem essa problemática apresentada, os objetivos específicos visam: a) Compreender as necessidades formativas de professores que atuam no atendimento ao aluno surdo, com vistas à inclusão nos contextos educacionais; b) Propor e desenvolver um projeto de formação continuada de professores a partir da escuta atenta acerca dos desafios que encontram no cotidiano escolar ao atendimento do educando surdo; c) Compreender os desafios e possibilidades encontrados pelos professores no desenvolvimento de estratégias de atendimento ao aluno surdo no processo de ensino e aprendizagem. Esse estudo é de cunho qualitativo e fundamenta-se nos pressupostos da pesquisa colaborativa, instrumentado com observações registradas em um diário de campo a partir de encontros formativos e entrevistas semiestruturadas. Os participantes dessa pesquisa foram professores da rede de ensino do estado do Mato Grosso, atuando na sala comum e atendimento educacional especializado. E dentre esses, foram aplicadas oito entrevistas semiestruturadas às professoras que participaram de todo o percurso investigativo dessa pesquisa. O conjunto de dados que formaliza o corpus de análise permite observar que um dos principais entraves para o processo de inclusão é a sobrecarga de trabalho, demandas profissionais que compõem as principais justificativas de ausência nos encontros formativos. A formação continuada abarcou conhecimentos que deram subsídios para que os professores promovessem melhorias nas práticas pedagógicas no contexto de aprendizagem do aluno com surdez sob a perspectiva de uma educação inclusiva. Sendo elas, estratégias de ensino mediante discussão com seus pares, elaboração de atividades adaptadas, fomentação da cultura surda no ambiente escolar, visão de possibilidades e potencialidades de aprendizagens do sujeito surdo a partir de diálogos coletivos. Os resultados apontam que um dos desdobramentos da formação continuada foi o fato de o professor mudar sua maneira de conceber o aluno com surdez, por isso existem possibilidades de aprendizagens que visem seu desenvolvimento.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 68840001 - MARION MACHADO CUNHA
Interno - 39242003 - ALBINA PEREIRA DE PINHO SILVA
Interno - 253540001 - ARIELE MAZOTI CRUBELATI
Interno - 68601002 - LUCIENE NEVES SANTOS
Externo ao Programa - 121144002 - CLÁUDIA LANDIN NEGREIROS
Externo à Instituição - CLAUDIA VIVIEN CARVALHO DE OLIVEIRA SOARES - UESB
Notícia cadastrada em: 05/05/2022 14:46
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-04.applications.sig.oraclevcn.com.srv4inst1