Banca de DEFESA: TIAGO WESLEY DE JESUS MACHADO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TIAGO WESLEY DE JESUS MACHADO
DATA : 03/04/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Campus Imperial, Salas H
TÍTULO:

MATEMÁTICA NA ASTRONOMIA: UTILIZAÇÃO DA PARALAXE HELIOCÊNTRICA NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO


PALAVRAS-CHAVES:

Teoria da Resposta ao Item. Ensino de Trigonometria. Visor de Paralaxe.


PÁGINAS: 153
RESUMO:

Este trabalho utiliza a Astronomia como agente motivador no ensino de Matemática, mais especificamente no ensino de Trigonometria no Triângulo Retângulo para estudantes do Ensino Médio, bem como utiliza um instrumento de avaliação para quantificar o grau de aprendizagem dos estudantes. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica nos documentos educacionais oficiais do Ministério da Educação e da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso a fim de conhecer o que se espera dos estudantes do ensino médio ao aprender Trigonometria no Triângulo Retângulo. Foi feito, também, um levantamento do desenvolvimento da Trigonometria no decorrer da história, passando por povos antigos e chegando aos dias de hoje. A aplicação deste trabalho ocorreu com as três turmas do 2° ano do Ensino Médio de 2022 da Escola Estadual Militar Tiradentes “Sd PM Adriana Moraes Ramos”, onde a proposta foi apresentada aos estudantes e, após a aceitação dos mesmos em participar, foram realizadas, inicialmente, três pré-testes auxiliados pela TRI, sendo um de Unidades de Medidas, outro de Astronomia e outro de Trigonometria no Triângulo Retângulo a fim de diagnosticar a proficiência que estes estudantes já traziam. Foi construída uma sequência didática com o objetivo de nivelar os estudantes no que tange aos pré-requisitos necessários para o desenvolvimento das atividades, sendo que o material foi disponibilizado por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem. Como forma de transformar o aprendizado matemático, que é abstrato, em algo tangível, os estudantes construíram um Visor de Paralaxe rudimentar, o qual utilizaram para medir distâncias curtas de forma indireta dentro do pátio da escola, fazendo um relatório no qual demonstraram como chegaram a tal distância. Após essa experiência de medição indireta, foram passados para os estudantes dados de algumas estrelas para que eles pudessem calcular a distância entre essas estrelas e a Terra utilizando o método da Paralaxe Heliocêntrica, produzindo um relatório final com os cálculos utilizados. Terminada a intervenção, os estudantes foram submetidos a um pós-teste de Trigonometria no Triângulo Retângulo a fim de servir de comparativo com o pré-teste inicial e melhor analisar a eficácia da sequência didática aplicada. Como forma de mensurar a opinião dos estudantes em relação à sequência didática, foi aplicado um questionário de satisfação onde eles responderam à perguntas objetivas e discursivas em relação à abordagem. Esta aplicação proporcionou aos estudantes uma forma diferenciada na aprendizagem da Trigonometria no Triângulo Retângulo, refletindo diretamente nos índices de aprendizagem nos quais podem ser observados na comparação entre o pré-teste e o pós-teste sobre Trigonometria no Triângulo Retângulo. Como contribuição para o Ensino de Trigonometria no Triângulo Retângulo foi desenvolvido um manual para construção e utilização de um Visor de Paralaxe para medições indiretas de distâncias. Por fim, todos os materiais necessários para o desenvolvimento deste trabalho, tais como as questões das avaliações, se encontram nos anexos e apêndices.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 200181001 - SILVIO CESAR GARCIA GRANJA
Interno - 47607013 - INEDIO ARCARI
Externo à Instituição - MAURO ANDRÉ DRESCH - UFMT
Notícia cadastrada em: 13/03/2023 14:44
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