Banca de DEFESA: ELIANE TEIXEIRA BARBOSA TORRES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELIANE TEIXEIRA BARBOSA TORRES
DATA : 19/03/2022
HORA: 14:30
LOCAL: Sala do Google Meet https://meet.google.com/dof-rzvz-yhg
TÍTULO:

Atividades de Aprendizagem de Fração por meio da Taxonomia de Bloom revisada e da BNCC: Uma Análise de Livros Didáticos e Proposta Aplicável em Turmas do 6º e 7º Anos do Ensino Fundamental.


PALAVRAS-CHAVES:

Objetivos de Aprendizagem. Taxonomia de Bloom revisada. Frações. Ensino de Matemática. Saeb.


PÁGINAS: 77
RESUMO:

O estudo apresentado visa identificar os objetivos de aprendizagem de fração que compõem as atividades de uma coleção de livros didáticos do sexto ao nono ano do ensino fundamental e fazer uso dos mesmos para elaboração de uma proposta complementar que visa contribuir para sua melhoria seguindo a taxonomia de Bloom revisada. Foram analisados os conteúdos relacionados a fração, por ser um tema abordado em diversas fases do ensino fundamental, além disso, pesquisas como a de Silva (2005, p. 112), mostram a dificuldade de professores dos anos iniciais na abordagem desse assunto, afirmando que há uma lacuna entre o conhecimento do professor, conteúdo e forma de ensinar e de aprender. Outro fator é o baixo desempenho dos alunos nas avaliações externas do Sistema de Avaliação da Educação Básica – Saeb (Prova Brasil) no que tange à frações. Durante a realização do trabalho, foi possível perceber a importância de verificar quais objetivos de aprendizagem um livro didático está atendendo segundo a taxonomia de Bloom revisada e se estão em consonância com as habilidades pretendidas na Base Nacional Comum Curricular – BNCC. A taxonomia de Bloom revisada foi utilizada como referencial para análise das atividades que constam na coleção de livros selecionada e que resultou em um relatório. Em suma foi identificado que algumas dimensões do processo cognitivo não são abordadas enquanto outras aparecem em maior quantidade. Foi proposto para cada habilidade relacionada ao tema, atividades complementares que contemplem todas as dimensões do conhecimento e do processo cognitivo da taxonomia de Bloom existentes. Este trabalho pode ser uma alternativa metodológica para os professores na análise das atividades, colaborando com o processo de aprendizagem e que esteja de acordo com os objetivos traçados pelo professor.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 200181001 - SILVIO CESAR GARCIA GRANJA
Interno - 50259002 - EMIVAN FERREIRA DA SILVA
Externo à Instituição - Yuri Alexandrovish Barbosa - UFMT
Notícia cadastrada em: 16/03/2022 13:55
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-03.applications.sig.oraclevcn.com.srv3inst1