Banca de DEFESA: GERALDA PEREIRA SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GERALDA PEREIRA SANTOS
DATA : 31/03/2023
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/eth-enzy-aek
TÍTULO:

Ensino bilíngue: vozes de professores de inglês em contexto de adaptação


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino bilíngue. Formação do professor de línguas. Professor de inglês. Identidade docente


PÁGINAS: 69
RESUMO:

Este estudo tem como objetivos analisar a adaptação de professoras de inglês ao contexto de ensino bilíngue e entender como se deu a construção da identidade dessas docentes ao longo desse processo. Escolas particulares que ofertam o ensino bilíngue português/inglês no norte de Mato Grosso constituem o contexto desta pesquisa. Participaram da pesquisa cinco professoras que atuavam no ensino regular e passaram a atuar em escolas bilíngues. O aporte teórico envolve estudos sobre bilinguismo (BLOOMFIELD, 1935; HARMES; BLANC, 2000; MEGALE; LIBERALI, 2016), identidade (DUBAR, 2005; SILVA, 2000), e formação do docente de línguas (LEFFA, 2016; NORTON, 2000; MEGALE, 2020, LIBERALI, 2017). A metodologia usada foi a pesquisa com narrativas (BARCELOS, 2020). Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram linhas do tempo, contemplando o processo de adaptação ao contexto bilíngue vivenciado pelas professoras, e entrevistas gravadas, nas quais elas explicavam suas linhas e davam maiores detalhes sobre essa adaptação. Os resultados apontam que as professoras enfrentaram muitos desafios durante o processo de adaptação ao ensino bilíngue. Não houve, por exemplo, formação específica para atuar nesse contexto, o que, em alguns casos, acabou afetando a performance profissional das professoras. Apesar de todos os desafios enfrentados por essas profissionais, migrar para uma modalidade de ensino diferente impactou positivamente a construção de suas identidades docentes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 132024003 - ANA CAROLINA DE LAURENTIIS BRANDAO
Interno - 74485019 - HELENICE JOVIANO ROQUE DE FARIA
Externo à Instituição - PATRICIA VASCONCELOS ALMEIDA - UFLA
Notícia cadastrada em: 13/03/2023 18:06
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-01.applications.sig.oraclevcn.com.srv1inst1