Banca de DEFESA: JULIANA OLIVEIRA COSTA E SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JULIANA OLIVEIRA COSTA E SANTOS
DATA : 16/03/2021
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/aww-dbww-pbk
TÍTULO:

LETRAMENTO LITERÁRIO: CRÔNICA MEMORIALÍSTICA - UMA EXPERIÊNCIA DE PRODUÇÃO DE LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-EJA


PALAVRAS-CHAVES:

"Letramento Literário”. “Textos memorialísticos”. “Educação de Jovens e Adultos"


PÁGINAS: 110
RESUMO:

Este trabalho relata uma experiência de projeto de intervenção pedagógica desenvolvido no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS/UNEMAT/Sinop-MT) que atendeu estudantes do Ensino Fundamental II, do CEJA (Centro de Educação de Jovens e Adultos) “Cleonice Miranda da Silva”, na cidade de Colíder-MT. A sequência de atividades desenvolvidas teve como objetivo promover a formação do leitor da Educação de Jovens e Adultos-EJA, por meio de atividades de letramento com textos memorialísticos, para que pudessem despertar o conhecimento de mundo e experiências pessoais dos alunos, propiciando situações de leitura significativas. Assim, partiu-se das fragilidades apresentadas pelos alunos desta modalidade de ensino, no tocante à leitura e à compreensão de texto, para vincular o trabalho com a literatura. Os textos literários memorialísticos da literatura contemporânea produzida em Mato Grosso foram utilizados como instrumentos para a esquematização das atividades de leitura, o que permitiu além de conhecimento cultural da produção literária do Estado, tornar o ato da leitura e produção um processo significativo, tendo em vista que esse gênero permite ao leitor a expressão de suas subjetividades. Afinal, são histórias de livros que refletem histórias de vida e histórias de vida resgatadas a partir de histórias de livros. E ao narrarem suas histórias de vida, os alunos da EJA se percebem como sujeitos ativos e refletem sobre os fatos narrados, contribuindo, assim, para construção e reafirmação de suas identidades, além do resgate da autoestima. A proposta se encontra fundamentada nos aportes teóricos do letramento literário (PAULINO, COSSON, 2009; COSSON 2019; SOUZA, COSSON, 2011), do gênero crônica (ARRIGUCCI JR. 1987; CÂNDIDO 1992; CÂNDIDO 1995; SÁ 1985), sobre memória (BENJAMIN 1985; BOSI 2003; LE GOFF 1990; PORTO 2011) da leitura subjetiva (ROUXEL, 2012, 2013a, 2013b), da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018), dos Documentos de Referência Curricular do Estado de Mato Grosso – DRC-MT (MATO GROSSO, 2018). O produto final desta pesquisa intervencionista foi uma coletânea de memórias produzida pelos alunos, a qual propiciou o (auto) entendimento e aproximou duas histórias: a história da vida real e a história contada na literatura. A coletânea ficará disponível no anexo desta dissertação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 66115002 - MARTA HELENA COCCO
Interno - 131982001 - ROSANA RODRIGUES DA SILVA
Externo à Instituição - MARLI TEREZINHA WALKER - IFMT
Notícia cadastrada em: 01/03/2021 11:44
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-03.applications.sig.oraclevcn.com.srv3inst1