Banca de DEFESA: WELLINGTON OLIVEIRA DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WELLINGTON OLIVEIRA DE SOUZA
DATA : 10/03/2023
HORA: 13:00
LOCAL: Sala de aula virtual do PPGEL-UNEMAT
TÍTULO:

“NEM CÉU NEM INFERNO IMPEDIRÃO MEUS DESÍGNIOS”: HORACE WALPOLE, O GÓTICO E A IMAGINAÇÃO EM O CASTELO DE OTRANTO, A MÃE MISTERIOSA E CONTOS HIEROGLÍFICOS


PALAVRAS-CHAVES:

The castle of Otranto; The mysterious mother; Hieroglyphic Tales; Gótico; Horace Walpole.


PÁGINAS: 205
RESUMO:

O romance O castelo de Otranto, de Horace Walpole, publicado pela primeira vez em 1764 e
pela segunda vez em 1765, marca-se na historiografia literária ocidental como a gênese do
Gótico. Nos prefácios das duas publicações, o autor discursa sobre a obra e suas
particularidades composicionais, indicando que a narrativa é fruto da imaginação, o que é caro
para a Inglaterra neoclássica do século XVIII, onde a arte ainda é regida por parâmetros
provenientes do Classicismo francês. No prefácio da segunda publicação, Walpole adiciona
ao título do romance a expressão “uma história gótica” (a gothic story), identidade textual
que, para nós, contesta o Neoclassicismo inglês, pois o termo “Gótico” é utilizado pelos
neoclássicos significando feio, incomum, assimétrico, bárbaro, medieval etc. É nessa visão
pejorativa que Walpole filia seu texto e propõe o gótico no plano literário, um gesto
significativo que impugna a postura engessada dos neoclássicos e ainda presa a arquétipos do
passado, revelando, assim, outras direções na produção literária daquele momento. É sob esse
contexto que a ideia de gótico proposta nos prefácios e no romance ganha força, e não apenas
por isso, mas também pela paixão que o autor nutre por questões históricas, sobretudo as
medievais, não sendo, portanto, por acaso, que constrói um castelo gótico, conhecido como
Strawberry Hill, um ambiente decorado com vários objetos raros. A partir de seu
envolvimento com o estilo arquitetônico que se convencionou identificar de Arte gótica, o que
influencia diretamente na confecção de seu romance, surge-nos um questionamento: será que
o gótico em Walpole restringe-se apenas ao que é proposto em seu romance ou é possível
identificá-lo em outros textos literários produzidos pelo autor? Com base nessa indagação, a
presente tese se propõe a investigar três produções ficcionais de Horace Walpole: o romance
O castelo de Otranto, a tragédia A mãe misteriosa: uma tragédia e o livro de contos Contos
hieroglíficos. Nosso objetivo é propor que o gótico em Walpole não se limita ao romance,
acreditamos que a tragédia e o livro de contos revisitam elementos presentes nele. O castelo
de Otranto propõe um enredo atravessado pelo sobrenatural, sendo a figura cronotópica do
castelo (em diálogo com o medievo) fundamental para que as projeções fantasmagóricas
sejam manifestadas. A mãe misteriosa, por sua vez, não intensifica a relação com o
inverossímil, porém seus acontecimentos estão imbricados a um castelo, espaço apresentado
como melancólico, obscuro e triste, mais uma vez Walpole se filia ao medievo (como no
romance) para trabalhar o tema abordado no drama, o incesto. Já Contos hieroglíficos se
mostra como sátira, é possível perceber que os textos transcendem o princípio da
verossimilhança, o que de certo modo dialoga com o romance do autor. Para a construção
desta tese, propusemos uma pesquisa bibliográfica com levantamento de obras teóricas,
críticas e de história literária que auxiliaram na verticalidade das análises feitas dos textos
selecionados, levantando traços, conceitos e outros elementos discursivos empregados nas três
produções. A pesquisa se mostra como um exercício interpretativista, por entendermos que
cada texto literário apresenta uma realidade individual, mesmo dialogando entre eles, daí as
análises serem exploratórias e explicativas. O suporte teórico buscado é constituído por nomes
como, Andrew Smith (2007), Anthony Burgess (1996), David Punter e Glennis Byron (2004),
E. J Clery (2001; 2010), Fred Botting (1996; 2014), Jerrold Hogle (2002), Nick Groom
(2012), Sandra Guardini Vasconcelos (2002; 2007), entre outros.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 131915001 - ALEXANDRE MARIOTTO BOTTON
Interno - 82353001 - HELVIO GOMES DE MORAES JUNIOR
Interno - 245039001 - SAMUEL LIMA DA SILVA
Externo à Instituição - FABIANNA SIMÃO BELLIZZI CARNEIRO - UFCat
Externo à Instituição - NEUDA ALVES DO LAGO - UFG
Notícia cadastrada em: 15/03/2023 17:34
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-04.applications.sig.oraclevcn.com.srv4inst1