Banca de QUALIFICAÇÃO: KEILA NUNES PURIFICAÇÃO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KEILA NUNES PURIFICAÇÃO
DATA : 30/08/2019
HORA: 08:30
LOCAL: Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Nova Xavantina
TÍTULO:

Interações entre aves frugívoras e plantas em savanas e florestas tropicais


PALAVRAS-CHAVES:

Aninhamento, Cerrado, frugivoria, hotspots de biodiversidade, mutualismo, interações planta-animal, Mata Atlântica, modularidade, redes ecológicas.


PÁGINAS: 64
RESUMO:

A abordagem de redes de interações tem sido amplamente empregada para elucidar diferentes questões voltadas à compreensão das interações entre animais frugívoros e plantas, incluindo a comparação da estrutura das redes de interações em diferentes escalas geográficas. Florestas e savanas tropicais tendem a apresentar diferenças em relação à vários aspectos tais como a riqueza de espécies, mesmo em regiões biogeográficas próximas. No entanto, nenhum estudo testou se as diferenças existentes entre florestas e savanas tropicais influenciam a estrutura das redes de interações entre aves frugívoras e plantas. Aqui, compilamos um conjunto de dados que incluiu 38 redes de interações aves frugívoras-plantas em dois hotspots globais de biodiversidade, o Cerrado (savana tropical) e a Mata Atlântica (floresta tropical), para determinar se a estrutura das redes de interações difere entre florestas e savanas tropicais. Encontramos diferenças significativas entre as redes de savana e as de floresta. As redes das savanas foram mais aninhadas do que as redes das florestas, o que sugere que há maior sobreposição de nicho entre as espécies que interagem nas savanas. Por outro lado, as redes das florestas foram mais modulares do que as redes das savanas, o que indica que há partição de nicho entre as espécies que interagem, ou seja, as interações são mais especializadas. Assim, as redes das florestas estão mais susceptíveis às perturbações do que as redes das savanas e a perda de espécies de aves frugívoras pode ter impactos mais diretos e muito mais fortes nas comunidades das florestas do que nas comunidades mais generalistas das savanas, o que pode ameaçar diretamente os serviços de dispersão de sementes e o funcionamento dos ecossistemas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 068.877.126-28 - DILERMANDO PEREIRA LIMA JUNIOR - NENHUMA
Interno - 132029001 - EDDIE LENZA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - EDSON FONTES DE OLIVEIRA - UTFPR
Notícia cadastrada em: 16/08/2019 16:54
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-04.applications.sig.oraclevcn.com.srv4inst1