DIVULGAÇÃO: 1º Ciclo de Webinars: funcionalidades, facilidades, questões ‘não faladas’ e metodológicas na vida universitária

APRENDIZAGEM NA REDE: Câmpus da UNEMAT de Nova Xavantina realizará o 1ª Ciclo Webinars: funcionalidades, facilidades, questões ‘não faladas’ e metodológicas na vida universitária
 
 
O Projeto de Extensão Universitária “WebMat: interação e aprendizagem online”, autorizado pela Portaria nº 583/2020 e coordenado pelo profissional técnico da Educação Superior de Nova Xavanitna o doutor Ivor Prolo, está promovendo o 1ª Ciclo Webinars, com a temática: Funcionalidades, facilidades, questões ‘não faladas’ e metodológicas na vida universitária, a ser realizado entre os dias 06 e 15 de julho de 2020.
Tendo em vista o distanciamento social causado pela pandemia da Covid-19, as relações interpessoais estão ocorrendo por meio de recursos como a webinar – videoconferência com sessão interativa ao vivo. Nesse sentido, o propósito deste projeto é construir um espaço digital de aprendizagem, capacitação e debates em temas de interesse da comunidade universitária, bem como da população externa em geral.
As webinars serão ofertadas de forma gratuita, basta realizar a inscrição com e-mail válido <link para inscrição>. É permitido se inscrever em mais de uma webinar de interesse. A certificação será emitida pela participação em cada webinar. Também será emitido certificado de participação de eventos para o 1º Ciclo Webinars, compatível com as exigências de carga horária mínimas dos PPPCs dos cursos de graduação da Unemat.

A transmissão online será realizada via Plataforma Google Meet (limitada a 250 pessoas), e os convites de acesso às teleconferências serão disponibilizados via e-mail com antecedência. Fique atento a caixa de entrada do e-mail e/ou caixa de "spam". As inscrições estarão abertas até o dia agendado para o envio do link de acesso:
§ Para o conjunto de webinars a serem realizadas nos dias 06 a 08 de julho de 2020:
Enviaremos o convite/link de acesso por e-mail no dia 05/07 (domingo)
§ Para o conjunto de webinars a serem realizadas nos 13 a 15 de julho de 2020:
Enviaremos o convite/link de acesso por e-mail no dia 12/07 (domingo)
Segue abaixo a programação completa das webinars:
 
01 - Modelo de aprendizagem dos adultos (ALM)
06/07 às 17h-18h com Arthur Aires Veríssimo
Todos somos capazes de aprender qualquer coisa! E é através de métodos de aprendizagem, testados cientificamente, que iremos debater sobre as diferentes fases de “competência e incompetência” do nosso cérebro.
 
02 - Metodologias ativas na webconferência
06/07 às 19h-20h com Danilo Torini
Nesta atividade vamos explorar alguns recursos e ferramentas que favorecem a interatividade e participação dos estudantes em webconferências, como ferramentas voltadas ao trabalho colaborativo, discussão em grupos e aplicativos de interação, como Mentimeter e Kahoot.
 
03 - EndNote: gerenciando referências bibliográficas
07/07 às 17h-18h com Ivor Prolo
O workshop oferece um panorama prático da utilização do software EndNote. Este software otimiza a inserção e o gerenciamento de referências bibliográficas em trabalhos acadêmicos ou profissionais.
 
04 - Prospecção tecnológica: mão na massa
07/07 às 19h-20h com Joaquim Manoel da Silva
Compartilhar com os participantes conceitos básicos sobre prospecção tecnológica e gestão do conhecimento. Introduzir os principais termos empregados em prospecção. Apresentar as principais bases de dados de patentes. A demonstração de um exemplo prático de prospecção tecnológica: essa é a parte do seminário que será de “mãos à obra”.
 
05 - Prezi: apresentações modernas e dinâmicas  
08/07 às 17h-18h com Kliver Moreira Barros
Nesta webinar vamos explorar uma poderosa ferramenta para elaborar apresentações dinâmicas, atrativas e modernas que podem ser combinadas com vídeos. Essa ferramenta poderá ser utilizada para apresentações profissionais ou no meio acadêmico.    
 
06 - Mobilidade acadêmica 'sanduíche' na graduação e pós-graduação  
08/07 às 19h-20h com Laís Silveira Santos
Compartilhar dicas sobre oportunidades de estudo fora do país durante a graduação, mestrado e/ou doutorado e orientações sobre organização, planejamento e possibilidades de ações acadêmicas a partir de uma experiência de doutorado-sanduíche no exterior.
 
07 - Como deixar de ser um procrastinador?
13/07 às 17h-18h com Arthur Aires Veríssimo
No dia a dia tendemos a dar desculpas e a enganar a nós mesmos. Aqui, vamos focar em como podemos desenvolver técnicas para deixar de adiar nossas tarefas mais importantes, e assim aumentar nossa produtividade diária, principalmente no meio acadêmico.
 
08 - Workshop sobre mapeamento Conceitual
13/07 às 19h-20h com Claudia Cristiane dos Santos Silva
Conheça os conceitos envolvidos na construção do mapa conceitual e a sua contribuição para o processo de aprendizagem. Vamos exercitar a construção de um mapa utilizando a plataforma Cmap Cloud.
 
09 - Introdução a análise qualitativa de dados com apoio do ATLAS/ti
14/07 às 17h-18h com Ivor Prolo
Entenderemos o que são softwares de análise de dados qualitativos assistida por computador – CAQDAS e como funciona a codificação, a rotulação, as fases iniciais de microanálise e rede de notas no Atlas/ti.
 
10 - Lattes mas não mordes
14/07 às 19h-20h com Danilo Torini e Ivor Prolo
A atividade, em formato de oficina, irá não apenas tratar das principais mudanças na plataforma Lattes, mas também terá como foco o preenchimento dos principais campos ligados aos menus de Produções (Publicações), Atividades Profissionais, Participações em Eventos, Inovação, Orientações e Bancas.
 
11 - Funcionalidades do Google para a academia
15/07 às 17h-18h com Kliver Moreira Barros
Esta webinar tem o propósito de explorar de forma intuitiva as funcionalidades e ferramentas como: compartilhamento de arquivos pelo Drive, elaboração de documentos em colaboração e a criação de formulários, muito utilizado para coleta de dados em pesquisas.  
 
A equipe deste projeto de extensão é multidisciplinar, de diferentes segmentos (estudantil, profissional técnico-administrativo e docente da Unemat, além de convidados acadêmicos externos – UFSC e ESPM).  Para mais informações sobre nosso projeto, quem somos e nossas ações de extensão, acesse: http://nx.unemat.br/projetos/webmat/
 
Siga nosso Instagram: @webmat.nx <www.instagram.com/webmat.nx/>
 
Apoie essa iniciativa do campus de Nova Xavantina!
 
 
Notícia cadastrada em: 26/06/2020 05:49
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-04.applications.sig.oraclevcn.com.srv4inst1