Banca de DEFESA: EDENILDA DE ARAÚJO CORRÊA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDENILDA DE ARAÚJO CORRÊA
DATA : 31/03/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Cáceres - (Via Google Meet)
TÍTULO:

REGISTRANDO SABERES E DEGUSTANDO SABORES: SEQUÊNCIA DIDÁTICA DO GÊNERO TEXTUAL RECEITA CULINÁRIA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II DA ESCOLA MUNICIPAL BURITI


PALAVRAS-CHAVES:

Receita Culinária. Sequência Didática. Produção Textual. Linguística Textual. Sociolinguística. 


PÁGINAS: 190
RESUMO:

Esta dissertação foi realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS e teve como objetivo o desenvolvimento de um projeto de intervenção pedagógica para a disciplina de Língua Portuguesa, pensado e elaborado em 2020 para ser realizado na Escola Municipal Buriti, localizada na zona rural do município de Cáceres, estado de Mato Grosso, com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II. Porém, devido à Pandemia da Covid-19 não foi possível aplicar efetivamente o projeto de intervenção em sala de aula em decorrência do cancelamento das aulas presenciais. Sendo assim, o projeto deixou de ser de natureza interventiva e passou a ser de natureza propositiva para alunos das turmas do 6º ao 9º ano, postergando a sua realização em sala de aula. Inscrita sob as bases teóricas na perspectiva da Linguística Textual a partir dos autores FÁVERO e KOCH (2002), KOCH e TRAVAGLIA (2004), KOCH (1997, 2004, 2015), ANTUNES (2003, 2010), DOLZ; NOVERRAZ e SCHNEUWLY (2004), SCHNEUWLY e DOLZ (2011) e MARCUSCHI (2002, 2008, 2010), dentre outros e sob os conceitos da Sociolinguística difundidos por LABOV (2007, 2008), MOLLICA (2010), BAGNO (2004, 2014), BORTONI-RICARDO (2004), a pesquisa propôs o desenvolvimento da produção escrita dos alunos por meio das receitas culinárias que circulam(ram) na comunidade Vila Aparecida. O produto final desta dissertação é uma Sequência Didática (SD) para professores elaborada como proposta para o estudo do texto escrito. Dessa maneira, algumas especificidades do gênero e aspectos referentes à tessitura do texto foram propostos para serem trabalhados com os alunos, além da audição e análise, a transcrição dos textos gravados, sua retextualização da fala para a escrita, da escrita para a escrita resultando num livro de receitas culinárias – produção final da SD. Atividades estas que, nesse contexto propositivo, serão realizadas em aulas presenciais quando diminuírem os índices de contaminação pelo vírus da covid-19. Como resultado pretendemos demonstrar que textos do tipo injuntivo/instrucional podem despertar o interesse dos alunos pela produção textual, pois permitem que eles experienciem práticas sociais e de linguagem que fazem parte do seu cotidiano. Dessa forma, torna-se significativa a elaboração de materiais que auxiliem os professores no desenvolvimento da escrita a partir da retextualização de um texto falado para texto escrito como estratégia para o desenvolvimento da produção de texto escrito, visto que para se obter um bom texto, não basta que ele esteja corretamente elaborado, precisa estar adequado ao seu contexto de produção e circulação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 82355001 - JOSE LEONILDO LIMA
Interno - 83191001 - NILCE MARIA DA SILVA
Externo ao Programa - 62022008 - LEANDRA INES SEGANFREDO SANTOS
Externo à Instituição - CAROLINA AKIE OCHIAI SEIXAS LIMA - UFMT
Notícia cadastrada em: 16/03/2022 09:10
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