Banca de DEFESA: ELAINE CRISTINA MATEUS NOVACOWSKI

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELAINE CRISTINA MATEUS NOVACOWSKI
DATA : 31/03/2023
HORA: 09:00
LOCAL: sala virtual
TÍTULO:

PNAIC: NARRATIVAS DE FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE PROFESSORES (AS) ALFABETIZADORES (AS) NO MUNICÍPIO DE JUARA/MT


PALAVRAS-CHAVES:

Política Educacional. Formação de Professores. Práticas de Alfabetização.


PÁGINAS: 130
RESUMO:

 

Esta pesquisa, intitulada “PNAIC: Narrativas de Formação e Atuação de Professores Alfabetizadores no Município de Juara/MT”, vincula-se ao Programa de Pós-graduação Stricto Sensu, Mestrado em Educação (PPGEdu), Linha de pesquisa: Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas da UNEMAT, campus Cáceres/MT. Teve como objetivo geral compreender, a partir dos relatos dos professores (as) alfabetizadores (as) que participaram das formações ofertadas pelo PNAIC no período de 2013 a 2018, sobre suas experiências de formação, atuação e práticas pedagógicas a fim de analisar se nestes relatos reverberam orientações conceituais e metodológicas orientadas, recomendadas e incentivadas pelo referido Programa.  abordagem metodológica de cunho qualitativo, utilizou como procedimentos: pesquisa bibliográfica; análise documental; questionário e entrevista semiestruturada. A elaboração das seções teóricas   ancorou-se em fontes bibliográficas sobre a temática em questão. Os sujeitos da pesquisa de campo foram oito professores alfabetizadores das escolas públicas de Juara-MT, que aceitaram conceder as entrevistas via google meet. Para análise das entrevistas, as narrativas foram organizadas em categorias, pautada nas orientações metodológicas da Análise de Conteúdo. O PNAIC se firmou enquanto importante política de formação continuada para o alcance dos objetivos de aprendizagem para cada fase de desenvolvimento, ao propiciar uma formação reflexiva sobre o currículo, os instrumentos de avaliação e a Organização do Trabalho Pedagógico (OTP). O Programa tinha por objetivo contribuir com as práticas do professor alfabetizador, na perspectiva do letramento, de forma interdisciplinar, por meio de aprendizagens significativas. Neste sentido, as considerações finais da pesquisa indicam a partir das narrativas dos(as) professores(as) alfabetizadores(as), que as metodologias propostas pelo Programa foram incorporadas às práticas pedagógicas, mesmo após o término das formações, conforme relataram os professores entrevistados. Desta feita, as contribuições dos entrevistados reiteram o alcance do PNAIC para a formação continuada do professor alfabetizador.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 32795003 - ANGELA RITA CHRISTOFOLO DE MELLO
Interno - 247541002 - JAIRO LUIS FLECK FALCAO
Interno - 82415001 - LORIEGE PESSOA BITENCOURT
Externo ao Programa - 253540001 - ARIELE MAZOTI CRUBELATI
Externo à Instituição - ANA CLAUDIA MOLINA ZAQUEU XAVIER - UFU
Externo à Instituição - REJANE WAIANDT SCHWARTZ DE CARVALHO FARIA - UFV
Notícia cadastrada em: 14/03/2023 08:24
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-04.applications.sig.oraclevcn.com.srv4inst1