Banca de DEFESA: VALMIR LOPES LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VALMIR LOPES LIMA
DATA : 30/03/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Virtual Google Meet (https://meet.google.com/kzu-iyec-hbf)
TÍTULO:

NECESSIDADES FORMATIVAS SOBRE O USO DE RECURSOS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO REMOTO DE MATEMÁTICA, NAS PERCEPÇÕES DE PEDAGOGOS (2020-2021)


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Matemática; Tecnologias Digitais; Práticas Pedagógicas; Pedagogos; Ensino Remoto.


PÁGINAS: 127
RESUMO:

O objetivo da pesquisa foi analisar as percepções de professores pedagogos sobre as necessidades formativas, a partir das dificuldades (limitações) enfrentadas e alternativas (avanços) propostas, durante o ensino remoto, mediado por recursos de tecnologias digitais (RTD), na disciplina de matemática do Ensino Fundamental I. O problema da pesquisa foi estruturado da seguinte forma: Quais são as necessidades formativas dos professores pedagogos sobre o uso de recursos de tecnologias digitais no ensino remoto de matemática, nas Escolas estaduais situadas no Município de Tangará da Serra-MT? Hipoteticamente, podemos afirmar que, durante o período pandêmico (2020-2021), os professores pedagogos, das Escolas estaduais situadas no município de Tangará da Serra-MT enfrentaram dificuldades (limitações) e propuseram alternativas (avanços) para o uso de RTD no ensino remoto de matemática, que indicam necessidades formativas em serviço. A pesquisa de campo foi adotada como método empírico de investigação com uso de Entrevista Estruturada aplicada ao universo de 55 pedagogos, com retorno de 21 respostas (amostra). Os dados coletados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016; RODRIGUES, 2016; 2019). Foram utilizados como referenciais conceituais sobre análise de necessidades formativas (RODRIGUES E ESTEVES, 1993), especificidade da unidocência (LIBÂNEO, 2007; TARDIF, 2000; MORAN, 2007, FREIRE, 1996; 2001; GHIRALDELLI JR, 2003); e tecnologia digital no ensino (KENSKY, 1998; 2012; PALFREY, GASSER, 2011). Como resultado, os dados da pesquisa permitiram: a) - construir três categorias de análise: Falta de formação e motivação para uso de RTD no EM nos anos iniciais do EF; Exigências de atuação no Ensino Remoto; A visão docente sobre o contexto social onde o processo educativo mediado por recursos tecnológicos digitais ocorre: a exclusão digital discente. b) - Identificação das dificuldades enfrentadas:  Falta de contato físico característicos dos anos iniciais; falta de formação inicial e em serviço sobre o uso de RTD; Infraestrutura inadequada para o trabalho pedagógica nos anos iniciais; Falta de acesso aos RTD por estudantes; Falta de horário específico para o trabalho didático; Contraste com a disponibilidade de horário de aceso do aluno ao RTD; Ampliação da carga horário do trabalho docente; Dificuldade em exemplificar a construção de esquemas conceituais do EM de forma concreta. e; c) – Identificação de alternativas propostas: Fortalecimento dos vínculos profissionais para apoio mútuo; Investimento na qualificação técnica; Formação em serviço articulando teoria e prática; Inovação da prática pedagógica recorrendo a temas motivacionais, jogos e vídeos interativos como suporte ao desenvolvimento do EM; Apostilamento do material para estudantes sem RTD; Compatibilização do horário docente com o horário da família. Os dados nos permitiram concluir pela validação da hipótese apresentada ao problema de pesquisa e que há evidências de que professor pedagogo carece de intervenção formativa e de políticas públicas sobre a implementação do uso dos RTD no EF1, para promoção do ensino e aprendizagem da matemática.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 131867001 - KILWANGY KYA KAPITANGO A SAMBA
Interno - 131193009 - MÁRCIO UREL RODRIGUES
Externo à Instituição - ADELMO CARVALHO DA SILVA - UFMT
Notícia cadastrada em: 04/03/2022 09:07
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-04.applications.sig.oraclevcn.com.srv4inst1