Banca de QUALIFICAÇÃO: ZELAIR OLEZIA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ZELAIR OLEZIA DOS SANTOS
DATA : 06/11/2021
HORA: 13:00
LOCAL: https://meet.google.com/edz-hjht-ddu
TÍTULO:

FORMAÇÃO INICIAL E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

 Formação Docente. Ensino Superior. Educação Básica. 


PÁGINAS: 127
RESUMO:


RESUMO:

O trabalho docente tem recebido críticas institucionais e sociais. As universidades brasileiras vivenciam duros embates, verdadeiras batalhas para se manterem ativas enquanto instituições públicas de Ensino Superior.  Por outro lado, estudantes veem na universidade um espaço público, uma oportunidade de aprendizado, conhecimento e construção de saberes relevantes e essenciais ao exercício profissional tornando assim, importante a compreensão de como são articulados os saberes acadêmicos para o desenvolvimento das Ciências Naturais durante a formação inicial dos pedagogos. A pesquisa adota paradigma qualitativo, utiliza-se do método estudo caso e foi desenvolvida junto a egressas do curso de licenciatura Plena em Pedagogia, da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) – Campus universitário de Sinop-MT, tendo como objetivo investigar as contribuições da formação inicial no curso de Pedagogia ofertado no Campus, e sua relevância para a prática pedagógica no ensino de Ciências Naturais, nos anos iniciais, do Ensino Fundamental. Para coleta de dados, apoia-se na pesquisa documental no que se referente à proposta curricular, ementas e matriz curricular do referido curso, dados e outros documentos publicados por órgãos oficiais de governo federal, estadual e da própria universidade. E, em entrevistas semiestruturadas realizadas com sete (07) egressas concluintes nos anos 2017 e 2018, identificadas por letras aleatórias, ano, semestre. Os dados foram analisados e interpretados seguindo a técnica de Análise de Conteúdo, na modalidade temática, e evidenciam que as legislações e normas nacionais vigentes em relação ao curso de Pedagogia foram atendidas durante a vigência do PPC do curso  até 2019; a partir de então, as novas normas, diretrizes e legislações vigentes são consideradas para a elaboração do novo PPC, que se encontra em fase de elaboração pela equipe responsável,  Unemat - Sinop/MT; a matriz curricular está estruturada e organizada em núcleos de estudos, onde o componente curricular “Metodologia para o Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental”, encontra-se  disposto na sétima fase formativa, como disciplina única com carga horária de 60 horas aulas. A pesquisa aponta necessidade de aprimoramento das metodologias no ensino universitário utilizadas no desenvolvimento da disciplina e, de aulas práticas envolvendo diferentes técnicas e métodos de ensino; destaque às aulas de didática e aos estágios supervisionados para a prática docente; dificuldade de compreensão de conceitos por parte das egressas, em especial àqueles que abrangem aspectos da  Biologia, Química e Física, e, em encontrar material didático-pedagógico apropriado às faixas etárias para além do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) ofertado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC); uso do livro didático como recurso principal e tradicional no planejamento didático para as aulas de Ciências da Natureza, e, busca por atividades correlacionadas na internet; desvalorização da Ciência da Natureza enquanto componente curricular obrigatório; hipervalorização dos componentes curriculares Língua Portuguesa e Matemática, e, demanda por cursos de formação continuada voltadas ao ensino de Ciências Naturais nos anos iniciais (EF). Os resultados da pesquisa demonstram a existência de lacunas em relação à Didática, e às Metodologias para o ensino de Ciências da Natureza; ser relevante a inserção de disciplinas e/ou estudos voltados à Biologia, Química e Física para melhor compreensão de conceitos, importante a ampliação da carga horária do componente curricular e, pertinente a destinação de parte dessa para desenvolvimento específico de aulas práticas voltadas ao ensino. Ainda, necessidade de adequações, revisões, renovações e quebra de paradigmas na formação inicial e, de expansão de horizontes na formação continuada para atender as demandas educacionais e formativas vigentes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 83168001 - FATIMA APARECIDA DA SILVA IOCCA
Interno - 121144002 - CLÁUDIA LANDIN NEGREIROS
Externo à Instituição - MARIA NIZETE DE AZEVEDO - UNIFESP
Notícia cadastrada em: 22/10/2021 11:28
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