Banca de DEFESA: ELAINE PÉRES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELAINE PÉRES DA SILVA
DATA : 28/10/2021
HORA: 08:00
LOCAL: Ambiente Virtual (Google Meet)
TÍTULO:

 

NECESSIDADES DE APRENDIZAGEM BIOLÓGICA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL EM TANGARÁ DA SERRA-MT


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino-Aprendizagem de Biologia, Necessidades de Aprendizagem, Ensino Médio.


PÁGINAS: 142
RESUMO:

Objetivamos identificar em que objetos de conhecimento biológico (conteúdos) os estudantes do ensino médio apresentam dificuldades de compreensão e aprendizagem, na Escola Estadual 13 de Maio, em Tangará da Serra-MT. Inicialmente buscamos responder à questão da pesquisa que constituiu em saber: quais os objetos de conhecimento biológico (conteúdos) em que os estudantes do ensino médio – da Escola Estadual 13 de maio em Tangará da Serra-MT – apresentam dificuldades de compreensão em alto grau de frequência, que podem ser indicadores de necessidades de aprendizagem? A pesquisa foi desenvolvida com os estudantes do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual 13 de Maio, localizado no município de Tangará da Serra, situado a 240 km da capital Cuiabá, no Mato Grosso. Para alcance do objetivo da pesquisa utilizamos dois métodos: Revisão Sistemática da Literatura (RSL) e levantamento via Survey, conforme a organização metodológica descrita a seguir. Os dados obtidos com questionário foram tratados utilizando a estatística básica com análise de frequência e gráficos. E, tanto na análise bibliográfica quanto nas poucas questões qualitativas inseridas no questionário, os dados foram analisados com a técnica de Análise de Conteúdo para a categorização. O universo da pesquisa é composto por 1.129 estudantes do ensino médio (do 1º ao 3º ano), de que resultou a amostra de 247 participantes, por meio da amostragem bola neve. Os resultados da pesquisa demonstram que quando não ocorre a aprendizagem do conhecimento biológico dos estudantes participantes (exceptuando-se os que não responderam à algumas questões) em relação ao conteúdo da disciplina: 180 estudantes responderam que se tratava de “uma matéria complexa de difícil entendimento”; em relação ao docente: 119 deles afirmam que “não compreendem o que o professor ensina” e 55 que “não gostam da metodologia de ensino utilizado pelo professor”; em relação à turma (classe): 111 afirmam que “a turma é indisciplinada e atrapalha o andamento das aulas”; em relação à família: 197 estudantes afirmaram que não tinham problemas familiares que atrapalhasse o desenvolvimento da aprendizagem. Quanto ao nível de dificuldade de aprendizagem dos conteúdos de Ciências/Biologia: dos 244 que responderam à questão 85 afirmaram ser médio e 36, baixo nível. E, que os conteúdos de maior dificuldade de aprendizagem que gostariam fazer estudos de revisão são os de citologia e reprodução humana: 61 de 163 que responderam à questão e reino plantae e nomenclatura biológica: 30 de 82 respondentes, portanto, os dados corroboram com a hipótese, pois consta-se entre os participantes da pesquisa indicadores de necessidades que requerem intervenção pedagógica para mitigar a construção de conhecimento biológico, para desenvolvimento das habilidades científicas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 131867001 - Kilwangy Kya Kapitango-a-Samba
Interno - 83168001 - FATIMA APARECIDA DA SILVA IOCCA
Externo ao Programa - 118802007 - HILTON MARCELO DE LIMA SOUZA
Externo à Instituição - ELIO CARLOS RICARDO - USP
Notícia cadastrada em: 22/09/2021 13:57
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