Banca de DEFESA: MARTA FERREIRA MARCELO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARTA FERREIRA MARCELO
DATA : 30/09/2021
HORA: 14:00
LOCAL: BARRA DO BUGRES
TÍTULO:

CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE BARRA DO BUGRES- MT


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Matemática; Formação Continuada de professores; Ensino Fundamental-anos iniciais.


PÁGINAS: 124
RESUMO:

O presente estudo objetivou contribuir com uma formação continuada, especificamente em Matemática, para professores do nível fundamental, que atuam em escolas da rede pública de ensino do município mato-grossense de Barra do Bugres, como forma de aperfeiçoamento do seu trabalho no dia a dia em sala de aula. Analisando os desafios e dilemas enfrentados por todos aqueles que lidam com a educação, neste período de incertezas e transformações, fez-se necessário refletirmos sobre a importância do papel da escola na formação continuada de professores, bem como o papel da formação de professores na escola. Ou seja, uma atribuição exigida pelo mundo moderno que seja flexível, autônoma, criativa e capaz de tomar decisões. Assim, a formação continuada, com duração de dois meses e 17 dias, totalmente on line, para capacitação educacional dos professores pedagogos com palestras e oficinas de jogos, veio ao encontro das aprendizagens matemáticas, em que se organizou uma sequência de atividades, com jogos e confecção de materiais, que poderão servir de apoio ao professor em suas aulas. Oportunizou-se, também, novas experiências, momentos de interação, trocas de ideias e debates sobre o desafio de se ensinar Matemática a esses professores por meio dessa formação continuada. Da mesma forma, procurou-se promover a atualização e o aperfeiçoamento dos participantes com palestras que contemplaram a Etnomatemática, as tecnologias digitais, as metodologias ativas e os objetos de aprendizagem matemáticos específicos, como a resolução de problemas, grandezas e medidas, probabilidade e estatística, geometria, números e álgebra de acordo com habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).  Para tanto, nesta pesquisa, de abordagem qualitativa, foram utilizados para a produção de dados, as falas e os registros feitos no chat, durante os webnários, e também atividades entregues pelos professores participantes pós-formação. Todos esses dados foram reunidos com o intuito de responder os seguintes questionamentos: “Quais as possíveis contribuições de uma formação continuada de professores que ensinam Matemática para o ensino dessa disciplina nos anos iniciais do ensino fundamental, no contexto da reforma curricular promovida pela BNCC”? Esta pesquisa foi embasada em pesquisadores e orientadores que discutem o ensino de Matemática nos anos iniciais e também a formação continuada de professores que atuam nesse nível de escolarização.


 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 121144002 - CLÁUDIA LANDIN NEGREIROS
Interno - 122182002 - DAISE LAGO PEREIRA SOUTO
Interno - 131193009 - MÁRCIO UREL RODRIGUES
Externo à Instituição - CASSIO CRISTIANO GIORDANO - PUC - SP
Notícia cadastrada em: 02/09/2021 14:05
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