Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSANI NONENMACHER

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROSANI NONENMACHER
DATA : 11/09/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Reuniões do Programa PPGECM
TÍTULO:

ORIENTAÇÃO SEXUAL: DESAFIOS ATUAIS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: orientação sexual, sexualidade, práticas pedagógicas.


PÁGINAS: 68
RESUMO:

RESUMO

A sexualidade é um aspecto extremamente importante na formação humana e suas temáticas fazem parte do cotidiano de estudantes, sendo elas discutidas ou não dentro das escolas. Ser bem informado e orientado sobre esse assunto pode fazer toda a diferença na vida de crianças e adolescentes.  Objetivou-se nesta pesquisa analisar sob a ótica dos educadores de escolas públicas de Campo Novo do Parecis-MT como o tema transversal “orientação sexual” vem sendo incorporado nas práticas pedagógicas. Este estudo é de natureza qualitativa, com participação de educadores de escolas públicas, através de coleta de dados documental e com entrevista semiestruturada. O material empírico foi analisado segundo Análise de Conteúdo de Bardin.

O estudo, até o momento, apresenta alguns dados preliminares, como por exemplo, que há por parte dos professores comprometimento na atuação dentro das escolas, mas um certo despreparo profissional diante das manifestações dos estudantes. E as conversas e informações repassadas aos alunos são, normalmente baseadas no senso comum. Os professores também reclamam da falta da presença da família na formação dos filhos e na participação escolar. Além disso, acreditam que o conhecimento científico fortalece a ação e interação com os estudantes.



MEMBROS DA BANCA:
Interno - 131867001 - Kilwangy Kya Kapitango-a-Samba
Interno - 82411001 - ISABELA AUGUSTA ANDRADE SOUZA
Interno - 83168001 - FATIMA APARECIDA DA SILVA IOCCA
Interno - 86016007 - ADAILTON ALVES DA SILVA
Externo à Instituição - SILVIA MARIA DOS SANTOS STERING - IFMT
Notícia cadastrada em: 14/08/2019 09:19
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-03.applications.sig.oraclevcn.com.srv3inst1