PROJETO AÇÃO SABERES INDÍGENAS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA LEONARDO KRIXI APIAKÁ: MATERIAIS PEDAGÓGICOS INTERCULTURAIS
Apiaká; Projeto Ação Saberes Indígenas na Escola; Aprendizagem.
Esta dissertação faz parte da pesquisa de pós-graduação stricto sensu em Ensino em Contexto Indígena Intercultural (PPGECII) da Universidade do Estado de Mato Grosso é sobre o projeto Ação Saberes Indígenas na Escola. Escolhi pesquisar o tema: Projetos Saberes Indígenas na Educação Escolar Indígena Leonardo Krixi Apiaká porque tem a ver com a minha história dentro da aldeia e do projeto na escola da aldeia Mayrob, lugar onde fiz toda a minha escolarização. Objetivo geral: Analisar os materiais (livros) produzidos pelo projeto Ação Saberes Indígenas na Escola identificando o que ainda falta e nossa avaliação e produzir outros materiais pedagógicos interculturais para a aprendizagem dos alunos/as dos anos iniciais. A pesquisa é realizada dentro comunidade com os anciãos, lideranças, estudantes, e professores/as participação e observação, com descrição das atividades desenvolvidas na escola e análise dos materiais já escrito por nós dentro do projeto e também com produção de outros materiais que são feito junto com os alunos pelo conselho principalmente da comunidade. O projeto saberes indígenas, trouxe para o povo um caminho importante para valorização e publicação dos saberes tradicionais do povo Apiaká, com produção dos materias didáticos, revitalização de palavras na língua e na formação dos professores/as e aprendizagem dos estudantes da Escola Leonardo Crixi Apiaká.