Memórias Território e Terra Apyãwa
Memória. Território. Terra. Apyãwa.
Esta pesquisa, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino em Contexto Indígena Intercultural (PPGECII/UNEMAT), tem como título Memórias, Territórios e Terra Apyãwa e busca contribuir para o fortalecimento da identidade do povo Apyãwa por meio de práticas pedagógicas no espaço escolar. O trabalho parte da constatação de que ainda são escassas as produções didáticas autorais específicas para o ensino da memória, território e terra Apyãwa, tanto na modalidade oral quanto na escrita, o que torna urgente a elaboração de materiais que expressem os saberes ancestrais em nossa própria língua.A metodologia baseou-se nos conhecimentos de consultores nativos — anciãos, anciãs e estudantes Apyãwa —, além de pesquisa bibliográfica com aportes de autores como Paulo Freire e Ailton Krenak. A ação pedagógica desenvolveu-se conforme a proposta curricular do Projeto Político-Pedagógico da escola indígena, percorrendo um caminho didático-metodológico de ensino-aprendizagem voltado à leitura e à produção escrita sobre o território e a terra Apyãwa.Os resultados revelam que o fortalecimento da memória território e terra apyãwa é fundamental para nutrir a identidade Apyãwa e resistir na luta. Além disso, a pesquisa aponta para o empoderamento da comunidade na geração de novos saberes ancestrais e no aperfeiçoamento da prática pedagógica dos professores indígenas. Como resultado concreto, foi produzido um Atlas geográfico do povo Apyãwa, acompanhado de material pedagógico, reafirmando a importância da autoria indígena na construção de recursos educativos.