Banca de QUALIFICAÇÃO: KLEBSON AWARARAWOO'I TAPIRAPE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KLEBSON AWARARAWOO'I TAPIRAPE
DATA : 06/11/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Via Google Meet
TÍTULO:

CANTOS RITUAIS: UM DIÁLOGO COM A EDUCAÇÃO ESCOLAR APYÃWA


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Escolar Apyãwa;  Práticas Pedagógicas; Cantos Rituais Apyãwa,

 


PÁGINAS: 100
RESUMO:

Neste trabalho, apresento  os frutos da minha pesquisa,  realizada durante  a minha trajetória no curso de pós-graduação em nível de mestrado profissional em “Ensino em Contexto Indígena Intercultural”-  PPGECII/UNEMAT. O título desta minha obra acadêmica designa-se: “Cantos Rituais: um diálogo com a educação escolar Apyãwa”, a qual busca contribuir para o fortalecimento e a manutenção dos cantos rituais do nosso povo,  a partir das práticas pedagógicas na escola, que têm um papel muito importante na modalidade oral de nossa língua, como também, na modalidade escrita. A escolha para trabalhar esse tema se deu pelo fato de nossas escolas possuírem pouquíssimas produções didáticas autorais específicas para o ensino dos cantos do nosso povo Apyãwa e, também, como forma de enriquecer nossas práticas pedagógicas, principalmente, em relação a nossa língua materna. Portanto, esta pesquisa é fundamental no contexto atual do nosso povo, uma vez que os cantos são os elementos constituídos exclusivamente pela nossa língua, ou melhor, são as riquezas da nossa língua ancestral. A metodologia do meu trabalho se compõe primordialmente dos conhecimentos dos consultores nativos, como ancião e anciãs, estudantes Apyãwa e de pesquisa bibliográfica, com a leitura de autores Tapirapé, Freire, Franco, entre outros.  Como se trata do ensino e fortalecimento dos cantos Apyãwa, no contexto escolar,  o foco é na ação pedagógica, de acordo com a proposta curricular da nossa escola, presente em nosso Projeto Político Pedagógico- PPP. A ação pedagógica se deu num percurso didático-metodológico, durante o qual se procedeu todo o processo de ensino-aprendizagem voltado para os cantos rituais, por meio  da leitura e da produção escrita. Outro propósito do trabalho é direcionado ao empoderamento da nossa política linguística na comunidade para gerar mais fontes de saberes ancestrais no aperfeiçoamento e enriquecimento da prática pedagógica dos professores Apyãwa na formação efetiva dos alunos. Por esta razão, vale reforçar que a produção de materiais sobre este tema é de extrema relevância para o ensino de língua materna nas escolas das aldeias Apyãwa, uma vez que os cantos rituais são constituídos pela nossa língua. Confesso que a nossa língua é viva, em pleno funcionamento, resistindo à presença da língua ocidental em nosso meio. Portanto, este trabalho é de extrema importância para nutrir a política de valorização da língua Apyãwa, por meio de cantos rituais, tanto no contexto da educação escolar Apyãwa, quanto no contexto educação Apyãwa. Por fim, também, quero destacar o produto educacional que resultou de todo esse processo didático-pedagógico, que foi a produção de um livro de cantos Axywewoja, acompanhado de material audiovisual.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 75013007 - MONICA CIDELE DA CRUZ
Interna - 535.535.001-15 - EUNICE DIAS DE PAULA -
Externa à Instituição - MÔNICA VELOSO BORGES - UFG
Externa à Instituição - WALKÍRIA NEIVA PRAÇA - UnB
Notícia cadastrada em: 11/10/2024 08:02
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