A HISTÓRIA DO MENINO QUE VIROU ROÇA
Uma Abordagem da Pedagogia Mỹky
Povo Myky, Roça tradicional, Ritual de Iniciação, Prática educativa.
O presente trabalho sistematiza uma experiência pedagógica a partir da História do Menino que Virou Roça que é uma das Histórias fundante da cultura Myky. Os Myky é um povo que vive na Aldeia Japuíra, Terra Indígena Menkü, localizada no município de Brasnorte, Mato Grosso. O trabalho é uma experiência desenvolvida por um professor indígena que desenvolve um processo de ensino-aprendizagem a partir da sua cultura trazendo as história e rituais como objeto de aprendizagem para a sala de aula, as aulas práticas e as vivências nos rituais e trazendo em particular o ritual de iniciação dos meninos. A história do Menino que Virou Roça traz elementos e ciclos que permeia a vida cotidiana dos estudantes e de toda a comunidade, influenciando desde a religião Myky até os hábitos alimentares. A proposta pedagógica foi organizada a partir da História do Menino que Virou Roça buscou entender a roça Myky como um espaço cultural que envolve todos os aspectos da comunidade, o econômico, o educativo, os rituais. Na análise realizada pelo professor indígena feita através do ritual de iniciação que acontece no Ritual da Roça de Jetá, traz a configuração da educação tradicional do povo Myky.