ENSINO DE LÍNGUA MATERNA POR MEIO DE GÊNEROS TEXTUAIS NA ESCOLA ESTADUAL KURÂ BAKAIRI
Povo Bakairi; Ritual das Máscaras; Ensino de Língua Materna.
Esta pesquisa trata do ensino da língua materna do povo Bakairi da aldeia Pakuera, município de Paranatinga MT. O objetivo é investigar sobre o ensino de línguas por meio de gêneros textuais e desenvolver uma proposta de ensino de língua materna na escola Kurâ Bakairi, usando várias estratégias de leitura e produção de textos. A metodologia de ensino de língua proposta parte do tema gerador “Ritual das Iakuigady”- Ritual das Máscaras Sagradas do povo Bakairi, com o desenvolvimento de três sequências didáticas em sala de aula. As sequências didáticas são propostas a partir de três gêneros textuais: entrevistas, cantos e receitas culinárias tradicionais. Os gêneros textuais abordados fazem parte da investigação sobre o Ritual das Máscaras. O Produto Educacional é um livro organizado com os textos produzidos pelos alunos nas três sequências didáticas. O estudo é fundamentado em bibliografias de autores que discutem o ensino de línguas e os gêneros textuais. A metodologia é qualitativa (Minayo, 2001), nos moldes da pesquisa-ação. Acreditamos que fazer uma pesquisa sobre uma nova metodologia de ensinar a língua materna pode proporcionar maior estímulo para os estudantes nas aulas e pode servir também para professores e até mesmo para futuros pesquisadores Bakairi que se interessam pelo tema.