EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: análise sobre os métodos de ensino nas comunidades indígenas Ticuna - Amazonas
Educação Escolar Indígena; Povo Tikuna; Práticas Pedagógicas
Este trabalho que se intitula Educação Escolar Indígena: análise sobre os métodos de ensino nas comunidades indígenas Tikuna - Amazonas, tem como principal objetivo entender o ensino ministrado na Escola Municipal Indígena Marechal Rondon, acerca da concepção de um ensino apregoado em um discurso de um ensino diferenciado. Tendo em vista que ultimamente tem discutido amplamente o contexto de interculturalidade, multiculturalidade em ambientes acadêmicos, portanto o trabalho pretende analisar como está sendo realizado o ensino na comunidade indígena. Com isso, teve como aporte metodológico de (André, 2013), que categoricamente afirma situações históricas que moldam a vivencias de um recorte de um espaço social. Contudo sabe-se que ouve grandes avanços em pesquisas em ensino em contexto indígena, que são como leque de oportunidades para o embasamento reflexivo quanto a temático, no entanto, nos faz policiar quanto as tratativas sobre a temática, enfatizando quais assunto relevar de acordo com a prioridade do contexto. Para o contexto histórico se embasou bastante no trabalho de Oliveira (2015), autor que viveu com os Tikunas auxiliando no assessoramento de organizações importantes do povo. Quanto na discussão sobre a educação se embasou bastante em trabalhos das autoras Silva (2016), Bendazzoli (2011), Paladino (2006), Gruber (1994, 2003), pesquisadoras que contribuíram bastante na consolidação de projetos educacionais onde atuaram junto ao povo indígena Tikuna. Estas bibliografias nos fazem entender o quão foram bastante resilientes o povo tikuna, apesar de sofrerem bastante contato com diversos atores que atuaram na região.